sábado, 4 de maio de 2013

ATIVIDADE DE FINALIZAÇÃO DE DISCIPLINA

Querido(a) aluno(a),

É chegada a hora de finalizarmos nossa disciplina. Apesar dos percalços encontrados, sua dedicação e perseverança pode ser verificada nas suas participações em nosso blog.
Assim para que possamos ainda mais ampliar nossos conhecimentos e discussão sobre nossa disciplina, visitem o endereço a seguir, baixem o arquivo, leiam, comentem, discutam e concluam.

http://prezi.com/drds_mqcacso/tics-e-desempenho-academico-impactos-do-uso-da-web-20-em-uma-amostra-de-estudantes-da-faculdade-de-educacao-da-unicamp/

Bom trabalho.

28 comentários:

  1. o texto aponta a inserção da tecnologia para que os educadores possam atuar sob uma perspectiva holística na educação. a figura do docente é mais valorizada quando utiliza as possibilidades da web 2.0. o desempenho acadêmico é otimizado com o uso das TIC´s como ferramenta educativa e de formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia otimiza, sem dúvida, o trabalho do educador, porém quem éramos antes de fazer informática educativa? Tínhamos as ferramentas, mas não sabíamos como aproveitá-las com os alunos, assim é necessário a formação continuada. Para tanto, os professores precisam de incentivos para que se conscientizem da importância da tecnologia na prática educacional.

      Excluir
    2. Samuel, acredito que buscamos com a web 2.0 e as TIC`s essa tão desejada valorização. Mas ainda acredito na capacitação constante, pois entender de web 2.0 e tic`s não irá resolver questões como, o que é melhor para o meu aluno e para o cidadão em formação(aluno)?

      Excluir
    3. amigo Samuel concordo com voce , pois como professores temos que ser determinados,inovar e trocar idéias ,buscar o que é novo e evoluir como pessoas e profissionais.

      Excluir
    4. É necessário um direcionamento, pois muitos professores ainda estão perdidos nesses mundo e também desmotivados com sua própria prática. A internet trouxe mudanças drásticas e é necessária saber usá-la para bem, principalmente com os alunos.

      Excluir
  2. Se formos pensar nas teorias da educação, principalmente no interacionismo, percebemos que a web 2.0 é bastante útil, pois nos possibilita aprendermos com o outro sem mesmo nos deslocarmos e
    a qualquer momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há melhor experiência para aprendizagem do que o compartilhamento.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caros colegas, vejo que o uso da Web 2.0 para uso acadêmico é de grande relevância, percebemos a variedades de atividades educativas que podemos realizar através dessa ferramenta, vimos isso observando um pouco do trabalho realizado pelos estudantes da UNICAMP. Nós também podemos realizar um bom trabalho dentro desse tema, para isso precisamos traçar um plano com suas etapas e seus objetivos para podermos conseguir bons resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo meu caro Miecio, mas existem outras implicações além do desejo de realizar. O apoio do núcleo gestor, por exemplo, é fundamental, pois como o projeto da unicamp coloca como uma das problemáticas é justamente essa falta de interação colaborativa. Uma mudança de postura, mais otimista por parte do núcleo gestor já seria de grande valia para desenvolver qualquer projeto desse porte.

      Excluir
    2. É bem verdade Roberto, a escola teria grande êxito se TODOS estivessem lá com o mesmo objetivo e trabalhassem como uma grande equipe afinada. Mas sabemos que existem outras questões envolvidas, que não vale a pena mencionar agora.

      Excluir
  5. Como já havia afirmado em discussões anteriores aqui,o debate sobre a utilização da web 2.0 e das TIC`s na formação docente só está no inicio. A verdade é que existe muita coisa já escrita, mas ainda está no plano teórico. Esse projeto desenvolvido na UNICAMP é mais um entre tantos projetos preocupados com a formação do docente que tem diante de si uma nova realidade nas práticas pedagógicas, e um desafio que poderá reestruturar toda a sua forma de pensar a educação.
    Um ponto do projeto que merece destaque são seus objetivos idealizados na lógica da democratização do conhecimento e por sua vez, na educação para todos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Segue o link da minha opnião: http://prezi.com/wefswln_vwqu/o-impacto-das-tics-na-educacao-professor-x-educando/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Esse projeto da UNICAMP desperta para questões mais profundas, como, mudança de mentalidade diante dos desafios da nova realidade que é viver na sociedade da informação, e políticas educacionais que promovam ou que embarreiram as possibilidades de se fazer uma educação realmente integradora e integrada a web 2.0, as tic`s e principalmente a uma educação e aprendizagem cooperativa.

    ResponderExcluir
  10. A democratização da educação e a ampliação de acesso ao conhecimento somados aos recursos educacionais abertos, estão em discussão nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=D7wDtJbIiDY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Através das discussões levantadas no vídeo, observamos o avanço e as vantagens da Educação à distância e da acessibilidade aos recursos educacionais abertos, bem como o que ainda precisa ser melhorado nas políticas educacionais relacionadas a essa modalidade de ensino e utilização de seus recursos.

      Excluir
  11. amigo Samuel concordo com voce , pois como professores temos que ser determinados,inovar e trocar idéias ,buscar o que é novo e evoluir como pessoas e profissionais.

    ResponderExcluir
  12. O texto sobre WEB 2.0 achei interessante pois é mais uma novidade que pode ganhar espaço para o desenvolvimento do nosso trabalho, embora sejam muitos os projetos nessa área, depende também da vontade de cada professor em querer, em se aprofundar, além de investimentos dos orgãos públicos. Ter ferramentas que incentive a interação com os alunos é com certeza uma grande avanço tecnológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os projetos são muitos e as ações são poucas, ou talvez mesmo a vontade de fazer que a coisa dê certo!Acho que hoje já existe muito investimento, comparado a década passada, o grande problema é a má administração.

      Excluir
  13. o texto fala de um belo projeto, como todos projeto bons nunca sai do papel e os que saiem não são bem aproveitados como deve ser.
    como a golega comenta os professores devem querer se aprofundar no assunto, mais a falta de enterece dos mesmos são bastante dificil.

    ResponderExcluir
  14. A pesquisa indica que apesar de grande parte da população universitária utilizar a web, raramente o seu uso está relacionado à vida acadêmica e que o referido estudo pretende colocar a prova a hipótese de que esses estudantes, principalmente os de formação docente poderiam tirar grande proveito desse instrumento que é a internet.
    Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares. Seja qual for a área de estudo, é mister o uso deste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional. Na educação não seria diferente.

    ResponderExcluir
  15. A informática tem posição de destaque nos dias de hoje. Pesquisar, divulgar os trabalhos do mundo da educação tudo isso ajuda no processo de ensino-aprendizagem. Deve o prefessor ser cada vez mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  16. A aproximação e uso do computador nas escolas é fato que tem se tornado comum nos últimos anos, tanto em escolas públicas como particulares. Mais temos consciência de que em nosso país, onde as diferenças sociais, econômicas e culturais são profundas, algumas realidades escolares mostram o oposto da situação das escolas particulares. E devemos lembrar que a introdução do computador na educação deve se basear em qual a realidade da escola de hoje? E como pensar em computadores, se algumas escola não tem estrutura básica, ou seja, se faltam os materiais mais básicos para o ensino.
    Após a analise desses questionamento podemos analisar o funcionamento da pesquisa na educação que é de fundamental importância para o conhecimento tanto do professor quanto do aluno, sendo os fatos citados acima devem ser levados em consideração, pois não adianta dá o computador a alguém se não o ensinar e dar subsídios para que o mesmo possa utilizado de forma correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leandro, infelizmente ainda existem muitas realidades bem difíceis no nosso país, em que os recursos destinados à educação não são utilizados e materiais básicos ainda são escassos, o que dizer então dos de informática??...

      Excluir
  17. A utilização da web desde a formação acadêmica é de suma importância para um bom desempenho e utilização das mídias pelo docente em sala de aula, pois vivemos num mundo informatizado e globalizado, em que as informações e atualizações acontecem de maneira extremamente rápida. As instituições de ensino em geral não podem estar fora dessa realidade.

    ResponderExcluir