Queridos Alunos,
Seguem arquivos para serem lidos e discutidos em nosso blog no decorrer da semana.
Leiam, reflitam, considerem e discutam.
Grande abraço.
Marcio Carvalho
https://drive.google.com/folderview?id=0B2NJkkn7UlZ1UUxmckVSRm9YaDA&usp=sharing
O professor pesquisador leva em consideração em sua avaliação o processo da pesquisa, além do resultado dela. As escolas estão sendo aparelhadas com computadores e recursos multimídias mas nem todos os professores estão fazendo esforços para fazerem usos das novas tecnologias na sua pratica de ensino. Uma das atividades que os alunos podem aprender com certeza um determinado conteúdo é utilizando sites de pesquisa, esses sites tem praticamente as mesmas caracteristicas mas para que o professor consiga ser bem sucedido com o conteúdo que quer transmitir ele precisa conhecer esses sites para poder direcionar os alunos o que realmente de fato eles irão aprender com aquela pesquisa, é interessante que o professor pessa que os alunos apresentem para a turma o resultado da sua pesquisa.
ResponderExcluirConcordo Miecio que é realmente imprescindível que o professor domine a ferramenta que irá utilizar para saber direcionar os alunos quanto à realização de uma pesquisa satisfatória; pois muitos ainda ficam "perdidos" ou não têm interesse em fazer pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto proposto.
ExcluirMeu caro Miecio, acredito que a questão seja mais complexa, pois antes do interesse do professor outras questões devem ser percebidas, como por exemplo; só existirá motivação de se desenvolver qualquer projeto na área de informática se o mesmo professor tiver um amparo por parte da SEDUC e do núcleo gestor da escola, no sentido de capacitá-lo na área, assim esse professor desenvolverá uma sensibilização interior para o tema, se não houve tal sensibilização ficará muito difícil se envolver e envolver os outros, no caso os alunos. Qualquer projeto na área da educação não pode ter o professor como peça única da engrenagem, há toda uma complexidade, toda uma burocracia, todo um processo que se não estiverem alinhados não acontecerá, ai então ficaremos apenas relatando o que deveria ser feito pela educação e pelos professores, a responsabilidade é bem mais ampla. Um abraço.
ResponderExcluirConcordo plenamente, mas eu como educador procuro me apropriar desses ferramentas ou recursos para melhorar a munha prática de ensino e facilitar o meu trabalho, mas nem todo mundo pensa assim. Valeu Brothers.
ExcluirProfessor concordo com que se diz na questão de “só existirá motivação de se desenvolver qualquer projeto na área de informática se o mesmo professor tiver um amparo por parte da SEDUC e do núcleo gestor da escola”. Sendo que na maioria das vezes isso não acontece, então nós como professores temos que ir em frente mesmo sem apoio ou nossos projetos nunca vão ser bem sucedidos ou sair do papel, maioria dos gestores acha louvável quando um professor diz que vai fazer um projeto , mais quando o professor diz que precisa de ajuda a primeira coisa dita pelo gestor é: Vamos pensar mais um pouco nisso já om o intuito de desanimar o professor.
ExcluirInfelizmente Leandro alguns núcleos gestores não colaboram com as boas ideias dos projetos elaborados por nós professores. Não possuem a visão holística e a longo prazo da grande contribuição advinda dos belos projetos engavetados.
ExcluirNathália, agora você disse tudo, pois se fala tanto em capacitar professores enquanto os nossos gestões ainda reproduzem uma ideia de educação dos anos 1950. O resultado disso são os engavetamentos de projeto e a falta de habilidade para gerenciar o novo.
ExcluirÀs vezes tenho a impressão de que os projetos só existem porque "tem que existir e pronto". São empurrados para escola e " te vira", sem considerar as realidades de cada escola. Na educação, às coisas não podem acontecer assim, há muitas vidas e futuros em " jogo".
ExcluirCOMENTÁRIO SOBRE O TEXTO DE UTILIZAR A INTERNET COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
ResponderExcluirAchei interessante esse texto porque me lembrou as minhas experiências sobre a utilização da internet, mas também do computador nesse processo de aprendizagem. realmente, há algumas verdades entrelaçadas em meio a "verdades omitidas". parece-me que não teve por objetivo ser um texto verdadeiro, de modo a relatar realmente a realidade educacional brasileira. seguiu uma linha incentivadora, de um ritmo de oba-oba, quase irracional, mascarando as verdadeiras "engrenagens"- como bem relatou o meu amigo Roberto Brilhante.
espero que não só a informática educativa, mas toda educação brasileira, deixe ser vista como uma carga pesada apoiada sobre os ombros da má-fé. que morram as falsas esperanças, e que leve junto a politicagem mesquinha por trás das cobras criadas que nós professores nem ousamos relatar para os nossos alunos. não ousamos, nem devemos.
que os computadores das escolas não sejam frutos de "favores pagos", como muito acontece em alguns municípios. que a qualidade dos laboratórios não seja determinada por eleições de coordenadores ou diretores.
enfim, esse sistema levou anos para ser construído dessa forma, e quantos anos levará para mudá-lo?
-samuel.
A verdade meu caro Samuel, é que este projeto de educação que está em vigor e que nós fazemos severas reservas, não é o projeto desejado por alunos e professores,mas, um projeto para atender a uma lógica que não é a da educação de qualidade.
ExcluirComo utilizar a internet na educação
ResponderExcluirO texto lido no mostra a importância da internet, a melhor forma de tirar proveito dessa mídia e que ela além dos aspectos positivos que são inúmeros, principalmente destacando o fato de através dela trazemos inúmeras possibilidades de pesquisas dentro e fora da sala de aula, existem vários aspectos negativos dos quais podemos destacar:
• Confusão entre informação e conhecimento.
• Há facilidade de dispersão.
• Perde-se muito tempo na rede.
• Impaciência de muitos alunos por mudar de um endereço para outro.
• Conciliar os diferentes tempos dos alunos.
• A participação dos professores é desigual.
A questão da integração é outro fator importante e que acho importante destacar, integrar a internet com as outras tecnologias na educação – vídeo, televisão, jornal, computador. Integrar o mais avançado com as técnicas convencionais, integrar o humano e o tecnológico, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.
"Nós, educadores, precisamos acompanhar essas tendências e compreender de uma vez que, se não levarmos as tecnologias aos nossos alunos, seremos nós quem nos distanciaremos do novo formato de Educação
ExcluirÉ muito fácil para alguns dizerem que estão investindo na educação, quando bem se sabe que o que se tem feito é apenas instalar computadores nas escolas, sem pensar, contudo, na manutenção e principalmente numa formação continuada. Para nós que estudamos Informática Educativa o uso das novas tecnologias tem se tornado o presente, mas e aqueles professores que nunca leram sobre o assunto e acreditam que usar tecnologia é levar o data show para a sala de aula e passar slides ou algum vídeo? Até mesmo para nós não é fácil porque a internet oferece informações, mas para torná-las conhecimento, o professor também precisa estudar sobre as teorias de aprendizagem, ter noção de metodologia e didática. Na realidade,há muito o que se fazer para que a educação no Brasil venha a subir seu nível. Contudo, nós que fazemos essa especialização, podemos contribuir de alguma forma para que outros venham a nos ter como exemplos.
ResponderExcluirO debate está apenas começando, pois ainda estamos na fase de entender as práticas da informática educativa, o real, e o que se deseja com ela, o ideal.
ExcluirConcordo com você Mari, muitos professores ainda tem essa "pequena visão" de que levar data-show é sinônimo de modernidade, interatividade com os alunos, aula dinâmica, diferente e exitosa. Ledo engano! Sem preparação, domínio do assunto, didática e empatia - nada vai dá certo!
ExcluirA INTERNET REALMENTE PODE SER UMA FERRAMENTA DE GRANDE VALIA AO PROFESSOR, TENDO EM VISTA O CARÁTER DINÂMICO, ATUAL E INTERATIVO DAQUELA. SABENDO DISSO, ALGUNS EDUCADORES ( EU DISSE "ALGUNS" ) BUSCAM, COM CERTA FREQUÊNCIA, PLANEJAREM AS AULAS, FAZENDO USO DO RECURSO CIBERNÉTICO. TODAVIA, MOMENTOS ANTES DE REALIZÁ-LAS COM OS ALUNOS,DEPARAM-SE COM INÚMEROS PROBLEMAS. UM DELES O COLEGA CITOU MUITO BEM: O FATO DE PROFESSORES LOTADOS NO LABORATÓRIO ESTAREM ASSOBERBADOS DE TAREFAS OUTRAS QUE NÃO SEJAM AQUELAS QUE REALMENTE LHES COMPETEM. O OUTRO AINDA MUITO MAIS GRAVE (FICA AQUI REGISTRADO O TOM DE DENÚNCIA) É O RETROCESSO QUE TEM SOFRIDO ALGUMAS ESCOLAS DO ESTADO DO CEARÁ; SÃO INÚMEROS COMPUTADORES "GUARDADOS" NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ALGUNS ATÉ LACRADOS, DURANTE MESES, DEVIDO A PROBLEMAS, TAIS COMO: INCAPACIDADE DA SUBESTAÇÃO ELÉTRICA PARA SUPORTAR TODA REDE DE COMPUTADORES E AR-CONDICIONADOS LIGADOS, FALTA DE PROFESSORES QUALIFICADOS PARA "REPAGINAREM" AS AULAS, PROBLEMAS TÉCNICOS NOS "MICROS" QUE "NUNCA" SÃO SOLUCIONADOS PELO ÓRGÃO COMPETENTE, ENTRE OUTROS INFINDOS PROBLEMAS.
ResponderExcluirAMANHÃ NÃO TERÁ AULA... FOI ADIADA PARA PRIMEIRO SÁBADO DE MAIO, SEGUNDO O QUE COMUNICOU A COORDENADORA DA APESC!!!!
ResponderExcluirO que fazer com a internet na escola?
ResponderExcluirEmail, lista de discussão, fóruns, pesquisas, simulações, webquest (projetos), hipertexto – multimídia, publicação(blogs e sites), vídeos aulas, etc
Para utilizarmos qualquer um desses recursos acima listados precisamos conhecer, saber usá-los, mas além da internet podemos usar outros recursos como programas específicos ou vídeos, slides que são instrumentos eficazes de ensino, é muito importante que o professor ao preparar a aulas ele esteja ciente do seu objetivo, dos recursos utilizados e que ele faça uma avaliação pra saber se com a metodologia utilizada o seu objetivo foi alcançado.
Recursos colaborativos na internet
ResponderExcluirEsses recursos colaborativos como o próprio nome propõe tem que haver a participação de todos, não é porque estamos em lugares diferentes que não podemos interagir, hoje com o feito da internet podemos fazer isso inclusive em tempo real, para isso precisamos saber usar esses ambientes e participar com seus comentários trazendo perguntas e socializando com os colegas o assunto enriquecendo o assunto trazido em questão, tem que haver uma reflexão, a criticidade entre os integrantes pode trazer inúmeros resultados.
Manual de busca
ResponderExcluirPara fazermos uma boa pesquisa na internet temos que seguir alguns procedimentos simples como: delimitar o assunto, questão ou problema, conceituar, estabelecer o foco da questão, eleger um grupo de palavras chaves que possam auxiliar na compeensão do assunto, delimitação do tema, fazer um levantamento dos recursos e fontes a serem utilizados, listar as tarefas e fazer um cronograma da pesquisa.
Para navegar na internet é preciso ter um mapa para se orientar nesse imenso mar de informação, ter uma bússola para saber o caminho que você irá seguir se não você poderá se perder.
Com respeito aos recursos tecnologicos mais especificamente o computador temos um avanço muito grande no ensino aprendizagem dos deficientes visuais e de baixa visão, tivemos uma disciplina que abordou esse tema acho que os colegas lembram, destacou a questão da inclusão dessas pessoas nos cursos e no mercado de trabalho o Prof William até trouxe um deficiente visual pra comentar os desafios e as dificuldades que eles enfrentam para se integrar na sociedade. Exitem esses programas e recursos conforme vimos no texto que tem ajudado de maneira expressiva esses deficientes. Uma das coisas que ele comentou foi na parte estrutural dos predios e os investimentos que são insuficientes. Se não tiver alguem interessado que vá realmente atrás dos seus direitos não consegue as coisas nesse país, e quando alguma coisa acontece muitas vezes existem interesses por trás, infelizmente.
ResponderExcluirConcordo com o Miecio em relação as dificuldades enfrentadas pelos deficientes. A lei exige que essas crianças sejam incluídas nas escolas mas não dão suporte e nem muitas estrutura para isso, na minha escola mesmo existem crianças deficientes, mas não existe estrutura adequada e os recursos são mínimos. Apesar disso os avanços na área tecnológica para os deficientes visuais são incríveis, mas falta investimento e preparo adequado na formação do professor.
ExcluirAssim Tereza podemos afirmar que antes das tecnologias e do prepara pedagógico, existe uma questão muito mais importante, vontade política para realizar, sem uma ação política as tecnologias ligadas a informática educativa não passam de novidades.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNos textos eles reafirmam a importância da utilização das novas tecnologias na educação como por exemplo a internet na educação, mostrando as melhores maneiras de conseguir êxito em seu trabalho de educador, mostrando várias opções positivas sobre essa utilização, sendo que a pesquisa não se destina ser feita somente dentro de uma sala de aula, ela é mais que isso é levar o aluno a viajar se tele transportando para um mundo virtual onde ele tem acesso a milhares de informações e temos a missão de ensina-lo a melhor maneira de filtrar e escolher quais informações são certas sem perder tempo em outros assuntos, lembrando que nessa nossa dinâmica nos deparamos com algumas dificuldade como a própria falta de paciência, ou defasagem no aprendizado, principalmente nos educando que são do interior. Sendo que nossa carga como professor é árdua e percorremos caminhos confusos e complicados, mais isso é apenas um degrau onde após alcançado podemos ver que realizamos sonhos e objetivos de nossos alunos.
ResponderExcluirA internet e uma grande ferramenta para o prefessor, mais tambem tem que ter um bom aparelho de navegação adeguado para este professor tenha um bom desepenho na suas atividade curriculares.
ResponderExcluirO MANUAL DE BUSCA contribuiu bastante para me auxiliar na melhor direção a ser tomada nas pesquisas a serem feitas na net. É muito importante que passemos essas sugestões aos nossos alunos, já que algumas "se perdem" na imensidão de informações a que estão expostos.
ResponderExcluirSim, de acordo. Para tanto já existem ferramentas que ajudam nessa tarefa; o Webquest, por exemplo. Com ela o professor pode visitar previamente visualizar os sites que deseja usar com seus alunos. Essa é uma forma de facilitar o trabalho docente. Dentre as possibilidades dessa ferramenta estão as avaliações em forma de exercícios.
ResponderExcluirA partir da era da informação a educação tomou novas dimensões. Hoje a preocupação vigente é a formação de alunos capazes de conduzir e construir a sua própria aprendizagem. Eles possuem várias opções dentro desse contexto virtual para seu aprimoramento, com as tecnologias interativas associadas ao computador, como programas educacionais interativos, hipertexto, hipermídia, correio eletrônico, realidade virtual, programas simuladores e recursos da Internet, dentre outros. Sabendo ser usados, esses recursos podem oferecer melhorias no processo de ensino-aprendizagem tanto nas aulas teóricas como práticas. A tecnologia aliada à educação cria novos ambientes para o processo de ensino/aprendizagem. É um instrumento valioso para a sala de aula, favorece a pesquisa e o ensino, possibilita uma expansão das paredes da escola , devido às trocas de informações. Mas a internet , como toda e qualquer tecnologia, por si só não cria resultados e não pode ser considerada a salvação para alguns dos problemas da educação, ou mais especificamente do ensino/aprendizagem. Dentre outros, um aspecto refere-se às posturas de professor e aluno em ambientes educacionais de tecnologia avançada. Considerando que, para a construção do conhecimento, o professor tem um papel fundamental, a partir da sua interação com o aluno, ambos devem estar preparados para lidar com as novas tecnologias, sendo necessária a capacitação de professores e alunos nesta área.
ResponderExcluirO professor tem o dever de procurar aperfeiçoamento no seu trabalo. atualmente, os alunos dominam com muita facilidade as ferramentas da internet, isso faz com que o professor tenha necessidade de acompanhar os seus alunos. Uma das dificuldades relatadas pelos meus colegas diz respeito aos equipamentos disponíveis nas escolas do estado. É necessário mais investimento nesse setor também.
ResponderExcluir