Criado com o objetivo de facilitar a construção da aprendizagem colaborativa entre os alunos, para todas as disciplinas do Curso de Especialização em Informática Educativa - UVA / IDECC / APESC.
sábado, 13 de abril de 2013
MATERIAL DE LEITURA E ESTUDO
Leiam esse material e discutam entre si suas considerações
Como utilizar a internet na educação Esse texto aborda como podemos trabalhar a internet na educação, quais as os aspectos positivos e negativos de uma pesquisa na internet e qual o papel do professor na elaboração de uma pesquisa. Os aspectos positivos relatados são que através dela podemos encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas os negativos são quando os alunos se perdem entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas. O texto menciona também as experiências de professores na utilização da internet dentro da escola através de projeto educacionais com crianças do ensino fundamental. Achei interessante quando ele mencionou o seguinte “A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição.” Pois muitas vezes é bem isso que nos acontece quando estamos pesquisando um assunto. Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis, que a viagem vale por si mesma.
Manual de Busca da Internet do Yahoo Achei esse manual interessante e bem organizado, mas além de nos despertar para pesquisa, nos encaminha para o melhor caminho. Ele enfatiza bem a questão de que é o professor que deve discutir os critérios de seleção, estabelecer as prioridades e favorecer as diversas relações a partir do tema a ser tratado. Por outro lado, sabemos que a Internet favorece essa iniciativa por ser ela mesma uma ferramenta que possibilita ao aluno: participar, intervir, usar conceitos de bidirecional idade (contidos nos hiperlinks), Usar uma multiplicidade de conexões (os hipertextos), aprender através de simulações, ter autonomia na organização dos conteúdos, ter acesso a conteúdos em diversos formatos (som, texto, imagem, vídeo, etc.). Para nós professores, a utilização da pesquisa pela Internet abre infinitas possibilidades de estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento, redefinindo suas ações e o modo como às realizam, de forma a torná-las um instrumento desencadeador de aprendizagens significativas. A pesquisa não pode aceitar, portanto, meras cópias de livros e enciclopédias, sem reflexão e documentação. Mas sabemos que muitas vezes não é o que acontecem na prática. Quando passamos uma pesquisa para um aluno, ele simplesmente copia tal e qual está na mídia. Dessa forma, é importante que o professor oriente seus alunos a estabelecerem um método de pesquisa para a obtenção das respostas desejadas. E mais do que fornecer um roteiro, o professor deverá acompanhá-los em seu processo, prevendo, inclusive, que o próprio planejamento feito e discutido minuciosamente, possa ser modificado, dependendo das questões que forem surgindo, da curiosidade e da motivação dos alunos. Segundo o manual a internet é uma mar de informações, através de uma simples palavra ela busca diversas informações. Mas o que achei interessante foi quando ele menciona sobre as duas bússolas que orientam a pesquisa. Uma é os sites de busca que são softwares e a outra são os diretórios que são como catálogos de endereços. Para finalizar achei interessante a maneira de como podemos utilizar a pesquisa de forma bem refinada, com o auxílio das aspas (“) bem como do mais (+) para especificar a nossa pesquisa. São informações das quais não detinha conhecimento. Além do filtro familiar ativado onde procura, ao máximo, não permitir a exibição de imagens com conteúdos proibidos para menores de 18 anos.
Os texto são bem interessantes os pontos abordados também, sendo que deixa um item a se pensar qual o papel do professor nessa modernidade será somente o papel na elaboração de uma pesquisa, o papel principal seria o surgimentos de várias possibilidades de aprendizado, ao mesmo tempo que o aluno aprende física por exemplo ele pode aprender matemática, sendo que existe o lado ruim onde é a grande probabilidade do aluno perder o foco no seu aprendizado por conta dos outros liks que o mesmo encontra no meio de sus pesquisas. O bom sendo e senso crítico deve ser ensinado em casa para que o aluno já veja na pesquisa utilizado a web , um mecanismo para facilitar e não uma forma apenas de passar o tempo. Para os Professor os dois textos são de fundamental relevância e devemos lembrar sempre que a pesquisa serve de apoio fundamental pra ao aprendizado do aluno e a evolução do mesmo, nós como professores devemos estar dispostos a aprender também com isso, sendo que o professor tem que saber orientar o aluno para fazer suas pesquisas de maneira correta de acordo com o método de pesquisa empregado, para não gerar resultados inconsistentes ..
Os textos se tornam importantes, pois o professor está inserido num conflito e para assegurar sua postura didática é necessário que ele tenha como apoio estudos sobre como lidar com essa nova realidade. O corpo discente, talvez por imaturidade, não utiliza, muitas vezes, as novas tecnologias para obter informações que o auxiliem nos estudos. Há relatos de alunos que revelam sua compulsão por redes sociais, o que os levam a não aproveitar sites de maior relevância. O professor, através de textos como tais, observa o melhor modo de ajudar o estudante a conhecer as possibilidades de estudo na internet, conscientizando-o quanto ao real valor de se fazer pesquisas consistentes.
Essa nova realidade está repleta de vícios, pois os alunos já vão a escola com uma ideia e uma prática pré-concebida dos usos do computador e da informática.
A Utilização de projetos na informática mencionada no texto é bastante interessante.Embora a pesquisa seja o centro das atividades pedagógicas usando o computador, através das ferramentas de buscas, é com projetos que tudo fica mais direcionado. As redes se bem direcionadas no processo de ensino aprendizagem também constituem outra forma melhorar os índieces de aproveitamento. Não devemos esquecer que toda atividade em sala de aula deve contar com a direção, supervisão e coordenação do professor. Um aspecto que julgo de extrema relevância é a possibilidade de simulação que os laboratório de informática propiciam.
como o próprio autor explica "a internet está explodindo na educação" , ou seja, o uso atual da internet encontrou um segmento basilar na educação. apoiada pela visão de mundo dos mais jovens, a internet tem encontrando na junventude grandes apoiadores para o seu desbravamento como mediador/auxiador do conhecimento e educação.
Para utilizar a internet na educação, tema do texto, é necessário um preparo prévio. Nada de improviso sistemático pois já existem uma infinidade de recursos disponíveis para serem usados na sala de aula. Os recurso incluem a simulação que aproxima o aluno do mundo real d experiência.
Como utilizar a internet na educação
ResponderExcluirEsse texto aborda como podemos trabalhar a internet na educação, quais as os aspectos positivos e negativos de uma pesquisa na internet e qual o papel do professor na elaboração de uma pesquisa. Os aspectos positivos relatados são que através dela podemos encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas os negativos são quando os alunos se perdem entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.
O texto menciona também as experiências de professores na utilização da internet dentro da escola através de projeto educacionais com crianças do ensino fundamental.
Achei interessante quando ele mencionou o seguinte “A navegação precisa de bom senso, gosto estético e intuição.” Pois muitas vezes é bem isso que nos acontece quando estamos pesquisando um assunto.
Uma das características mais interessantes da Internet é a possibilidade de descobrir lugares inesperados, de encontrar materiais valiosos, endereços curiosos, programas úteis, pessoas divertidas, informações relevantes. São tantas as conexões possíveis, que a viagem vale por si mesma.
Manual de Busca da Internet do Yahoo
Achei esse manual interessante e bem organizado, mas além de nos despertar para pesquisa, nos encaminha para o melhor caminho. Ele enfatiza bem a questão de que é o professor que deve discutir os critérios de seleção, estabelecer as prioridades e favorecer as diversas relações a partir do tema a ser tratado. Por outro lado, sabemos que a Internet favorece essa iniciativa por ser ela mesma uma ferramenta que possibilita ao aluno: participar, intervir, usar conceitos de bidirecional idade (contidos nos hiperlinks), Usar uma multiplicidade de conexões (os hipertextos), aprender através de simulações, ter autonomia na organização dos conteúdos, ter acesso a conteúdos em diversos formatos (som, texto, imagem, vídeo, etc.). Para nós professores, a utilização da pesquisa pela Internet abre infinitas possibilidades de estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento, redefinindo suas ações e o modo como às realizam, de forma a torná-las um instrumento desencadeador de aprendizagens significativas. A pesquisa não pode aceitar, portanto, meras cópias de livros e enciclopédias, sem reflexão e documentação. Mas sabemos que muitas vezes não é o que acontecem na prática. Quando passamos uma pesquisa para um aluno, ele simplesmente copia tal e qual está na mídia. Dessa forma, é importante que o professor oriente seus alunos a estabelecerem um método de pesquisa para a obtenção das respostas desejadas. E mais do que fornecer um roteiro, o professor deverá acompanhá-los em seu processo, prevendo, inclusive, que o próprio planejamento feito e discutido minuciosamente, possa ser modificado, dependendo das questões que forem surgindo, da curiosidade e da motivação dos alunos. Segundo o manual a internet é uma mar de informações, através de uma simples palavra ela busca diversas informações. Mas o que achei interessante foi quando ele menciona sobre as duas bússolas que orientam a pesquisa. Uma é os sites de busca que são softwares e a outra são os diretórios que são como catálogos de endereços. Para finalizar achei interessante a maneira de como podemos utilizar a pesquisa de forma bem refinada, com o auxílio das aspas (“) bem como do mais (+) para especificar a nossa pesquisa. São informações das quais não detinha conhecimento. Além do filtro familiar ativado onde procura, ao máximo, não permitir a exibição de imagens com conteúdos proibidos para menores de 18 anos.
Os texto são bem interessantes os pontos abordados também, sendo que deixa um item a se pensar qual o papel do professor nessa modernidade será somente o papel na elaboração de uma pesquisa, o papel principal seria o surgimentos de várias possibilidades de aprendizado, ao mesmo tempo que o aluno aprende física por exemplo ele pode aprender matemática, sendo que existe o lado ruim onde é a grande probabilidade do aluno perder o foco no seu aprendizado por conta dos outros liks que o mesmo encontra no meio de sus pesquisas. O bom sendo e senso crítico deve ser ensinado em casa para que o aluno já veja na pesquisa utilizado a web , um mecanismo para facilitar e não uma forma apenas de passar o tempo.
ResponderExcluirPara os Professor os dois textos são de fundamental relevância e devemos lembrar sempre que a pesquisa serve de apoio fundamental pra ao aprendizado do aluno e a evolução do mesmo, nós como professores devemos estar dispostos a aprender também com isso, sendo que o professor tem que saber orientar o aluno para fazer suas pesquisas de maneira correta de acordo com o método de pesquisa empregado, para não gerar resultados inconsistentes ..
amigo concordo com voce pois nos professores devemos estar sempre dispostos aprender o que e novo e evoluir com as novas tecnologias digitais
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs textos se tornam importantes, pois o professor está inserido num conflito e para assegurar sua postura didática é necessário que ele tenha como apoio estudos sobre como lidar com essa nova realidade. O corpo discente, talvez por imaturidade, não utiliza, muitas vezes, as novas tecnologias para obter informações que o auxiliem nos estudos. Há relatos de alunos que revelam sua compulsão por redes sociais, o que os levam a não aproveitar sites de maior relevância. O professor, através de textos como tais, observa o melhor modo de ajudar o estudante a conhecer as possibilidades de estudo na internet, conscientizando-o quanto ao real valor de se fazer pesquisas consistentes.
ResponderExcluirEssa nova realidade está repleta de vícios, pois os alunos já vão a escola com uma ideia e uma prática pré-concebida dos usos do computador e da informática.
ResponderExcluirA Utilização de projetos na informática mencionada no texto é bastante interessante.Embora a pesquisa seja o
ResponderExcluircentro das atividades pedagógicas usando o computador, através das ferramentas de buscas, é com projetos que tudo fica mais direcionado.
As redes se bem direcionadas no processo de ensino aprendizagem também constituem outra forma melhorar os índieces de aproveitamento.
Não devemos esquecer que toda atividade em sala de aula deve contar com a direção, supervisão e coordenação do professor.
Um aspecto que julgo de extrema relevância é a possibilidade de simulação que os laboratório de informática propiciam.
como o próprio autor explica "a internet está explodindo na educação" , ou seja, o uso atual da internet encontrou um segmento basilar na educação. apoiada pela visão de mundo dos mais jovens, a internet tem encontrando na junventude grandes apoiadores para o seu desbravamento como mediador/auxiador do conhecimento e educação.
ResponderExcluirPara utilizar a internet na educação, tema do texto, é necessário um preparo prévio. Nada de improviso sistemático pois já existem uma infinidade de recursos disponíveis para serem usados na sala de aula. Os recurso incluem a simulação que aproxima o aluno do mundo real d experiência.
ResponderExcluir