sábado, 21 de maio de 2011

Pesquisa de Aplicativos

Caros Alunos,

Pesquise na internet, aplicativos.
Publique para o conhecimento de seus colegas:

Nome do Aplicativo;
Finalidade;
Seu parecer. Considerando os aspectos positivos e negativos do mesmo.

Plublique o link do mesmo.

Marcio Carvalho

16 comentários:

  1. Klettres
    Programa para aprendizagem infantil do alfabeto. Traduzido
    Ktuberling
    Programa para estimular a coordenação motora e criatividade. Traduzido.
    Tuxpaint
    Programa de desenho estilizado para o uso infantil. Traduzido, exceto a mensagem pedindo
    para se salvar o arquivo no caso de saída do programa.
    Tuxtype
    Ferramenta de alfabetização e de reconhecimento das posições do teclado. Sem tradução.
    Gcompris
    Conjunto de softwares educacionais para diversas faixas etárias. Traduzido parcialmente.
    Ksnake
    Aplicativo que estimula a atenção e a coordenação motora. Traduzido.

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  2. Codebreaker
    Aplicativo de dedução lógica baseado em descoberta de um código secreto composto de
    cores. Sem tradução.
    Eboard
    Jogo de xadrez. Traduzido.
    Frozen-Bubble
    Aplicativo estilo quebra-cabeças vertical. Sem tradução.
    Gtans
    Quebra-cabeças estilo origami. Sem tradução.
    Lbreakout2
    Jogo de atenção e coordenação motora. Sem tradução.
    Lmemory
    Jogo de memória. Sem tradução.
    Ltris
    Clássico jogo de quebra-cabeças vertical. Sem tradução.
    Kbattleship
    Jogo de batalha naval. Traduzido.
    Mathwar
    Jogo de matemática. Parcialmente traduzido.
    Kblackbox
    Jogo que exige raciocínio lógico e compreensão das probabilidades. Traduzido.
    Kenobala
    Jogo de tabuleiro estilo estratégia, como xadrez e damas. Traduzido.
    Kreversi
    Jogo de sobreposição de peças conhecido em tabuleiros. Traduzido.
    Ksokoban
    Jogo de raciocínio e lógica estilo quebra-cabeças. Traduzido.
    Pingus
    Jogo de estratégia raciocínio e criatividade. Sem traudção.

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  3. Kalzium
    Tabela periódica dês elementos em formato digital. Traduzido.
    Katomic
    Jogo de raciocínio e lógica espacial. Traduzido.
    Kbrunch
    Jogo com desafios matemáticos. Traduzido.
    Kcalc
    Calculadora científica. Traduzido.
    Kdict
    Dicionário on-line. Traduzido.
    Keduca
    Sistema de Criação de Testes On-Line. Traduzido.
    Khangman
    Jogo da forca. Nas está funcionando corretamente.
    Kig
    Sistema de geometria interativa. Traduzido.
    Kmplot
    Gerador de gráficos de funções matemáticas. Traduzido.
    Kpercentage
    Programa de desafio matemático. Traduzido.
    Ksimus
    Sistema de construção de circuitos digitais. Sem tradução.
    Kstars
    Simulador de astros e estrelas em um céu projetado na Terra. Traduzido.
    Kturtle
    Linguagem LOGO com recursos gráficos. Traduzido.
    Ktouch
    Sistema de apoio ao reconhecimento do teclado. Traduzido.
    Kverbos
    Programa de conjugação de verbos. Em espanhol....Seria muito difícil traduzir todos os verbos
    dali. Acho meio desnecessário um programa que conjugue verbos em espanhol.
    Kwordclock
    Sistema de horários mundiais. Traduzido.

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  4. GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional. Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.

    descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
    álgebra: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
    ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
    geografia: colocar o país no mapa
    jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
    leitura: prática de leitura
    outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial.

    Link: http://gcompris.net/-pt-br-

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  5. Queridos alunos,

    Ainda estou sentido falta de maior participação.

    Vamos lá!!!

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  6. RIVED - programa da Secretaria de Educação a Distância que objetiva a produção de conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem.
    Trata-se de um ambiente no qual podemos encontrar vários aplicativos educacionais.

    LABVIRT - Laboratório Didático Virtual. É um ambiente com iniciativa da USP, no qual podemos encontrar diversos aplicativos educacionais.

    KEDUCA - é uma aplicação flash card que permite ao Professor fazer testes (avaliações) interativos baseados em formulários. Sistema operacional LINUX.

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  7. Primeiro software da língua portuguesa para a transcrição de partituras em Braille
    Foi lançado em Brasília o primeiro software da língua portuguesa para a transcrição de partituras em Braille. O programa promete ampliar o acesso e aprendizagem musical de pessoas com deficiência visual, possibilitando transcrição automatizada de partituras de qualquer nível de complexidade para forma tátil a partir do papel. O contrário também é possível, compositores e arranjadores cegos poderão ter suas obras geradas na forma bi-modal (em Braille e em tinta).
    A ferramenta é uma das iniciativas do Projeto MusiBraille, que visa democratizar o acesso dos cegos ao ensino da música e igualmente sua inclusão no mercado de trabalhohttp://intervox.nce.ufrj.br/musibraille/

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  8. Em uma enquete realizada em 2005 com a seguinte pergunta: Qual dos seguintes ferramentas tem, para si, maiores potencialidades no Ensino?
    O Blog dispara na frente com 69.5%, enquanto o fórum com 19%, wiki 19%, Email com 6.7% e Mailing list com 2.1%. Se em 2005 o Blog já era o preferido com certeza continua sendo uma dos preferidos pra serem utilizados em sala de aula, por oferecer muitas vantagens:
    - Ensinar a linguagem digital- Ao montar um Blog, alunos e professores, passam por um processo de “alfabetização digital”. Aprende a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.
    - Aproximar professores e alunos - Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno.
    - Divulgar o trabalho do aluno e do professor - As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem.
    - Criar uma atividade fora do horário de aula - O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor incentiva os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.

    CRÍTICAS
    Já o wiki não considero uma ferramenta com potencialidade para ser usada em laboratório com os alunos, pois a mesma ferramenta usa uma tecnologia fácil de usar que o Browser. PERGUNTA! Como é que o aluno vai poder colaborar ou construir documentos usando uma ferramenta que vai depender da outra, ou seja, trabalharemos em vão, pois os mesmo não irão colaboram através de seus conhecimentos, mesmo que fossem poucos, mas iriam buscar no famoso Google.

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  9. APLICATIVO PARA USO EM INFORMÁTICA EDUCATIVA

    NOME:Hagáquê

    QUAL A NECESSIDADE?
    As histórias em quadrinhos tem o poder de envolver e chamar a atenção de jovens e adultos, além de estimular a imaginação de seus leitores. Tais características desse gênero podem oferecer inúmeras contribuições à prática docente. Achei interasante o software Hagáquê, uma excelente opção livre para criação e edição de histórias em quadrinhos.

    FINALIDADE:
    Uma finalidade seria usar na Língua Portuguesa para fazer tiras, ou mesmo História do Brasil ou do mundo. O que vale é conhecimento e habilidade de contar essas história em quadrinhos com mais interatividade e firmeza.

    MINHA OPNIÃO:

    Um característica interessante do Hagáquê é a possibilidade de o mesmo ser instalado tanto no sistema operacional Windows 95/98/XP/7, quanto no linux educacional, utilizando a ferramenta Wine.

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  10. Queridos alunos,

    Bom trabalho, agora só ficou faltando uma coisa...

    Os link dos aplicativos, para que os colegas possam acessar também.

    Lembrem-se, estamos trabalhando na perspectiva colaborativa.

    Prof. Marcio Carvalho

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  11. O uso do computador como ferramenta educacional tem se mostrado útil e proveitoso no processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é importante frisar que o software educativo não deve ser tomado como algo que independe da orientação de professores e/ou tutores, dentro de um contexto educacional propício e inovador. Nos Softwares Educacionais (SE) Tutoriais é adotado o sistema tradicional utilizado em sala de aula em que o aluno escolhe o que deseja estudar, geralmente ricos em inovações tecnológicas (hipertextos, interface com sons, imagens, animações, etc.) e seu conteúdo é predefinido, com isso tendo que escolher entre as opções existentes. Seguem alguns exemplos.
    Auto memoria – O objetivo deste jogo e avaliar a concentração e a capacidade do aluno em detectar as figuras iguais ate que feche por completo todo o jogo.
    A fazendinha - Jogo para estímulo da percepção visual e auditiva através da identificação de sons de animais da fazenda (voltado para crianças de 2 a 5 anos).
    Gibizinho - Este programa possibilita a criação de história em quadrinhos, contando com personagens, cenários, objetos, balões, etc.
    Labirinto 3D - Labirinto em 3 dimensões para desenvolver a percepção visual, raciocínio e coordenação motora .
    Zig Zag - Software demonstrativo com atividades adequadas à Educação Infantil: Quebra-cabeças, ligue-pontos, jogo dos 7 erros, labirinto.

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  12. É possível tornar o ensino-aprendizagem mais atraente e dinêmico com o uso da internet. Os alunos quando chegam à escola trazem um vasto conhecimento tecnológico através do celular, mp3/4, orkut, facebook, msn, entre outros.
    O uso das redes sociais na sala de aula é uma excelente ferramenta de interação e socialização entre alunos e professores. Cabe ao professor procurar formas de inseri-las em suas aulas.
    Temos diversas redes sociais que podem ser utilizadas na sala de aula, como por exemplo o blog, orkut, facebook, entre outros.

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  13. GoogleDocs é um pacote Office que vem ganhando espaço no mundo tecnológico e com uma vantagem, fica na nuvem, ou seja, você pode acessar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha internet.

    Com ele é possível fazer: documento de texto, planilha, apresentação, desenho e formulário. Com este último da até para fazer prova on-line e o professor recebe somente as respostas

    https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dGd2ZTdrT29jeXRjRG9QdUJZaUZmTlE6MQ

    Pessoalmente eu o utilizo para fazer os agendamentos do LEI e do data show. É bem prático e, ao menos para as funções mais comuns, não deixa nada a desejar frente ao BrOffice e ao Office da Microsoft.

    Aqui está um exemplo prático de sua aplicação.

    https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Apiju6zfUaSndHB4Vko2b3JIVXpsOFVPNlJRektROUE&hl=pt_BR#gid=0

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Tuxtype
    Ferramenta de alfabetização e de reconhecimento das posições do teclado.
    Gcompris
    Conjunto de softwares educacionais para diversas faixas etárias.
    Ksnake
    Aplicativo que estimula a atenção e a coordenação motora.
    Kalzium
    Tabela periódica dês elementos em formato digital.
    Katomic
    Jogo de raciocínio e lógica espacial.
    Kbrunch
    Jogo com desafios matemáticos.
    Kcalc
    Calculadora científica.
    http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=5747.0
    04/06/2011
    13:h41m

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  16. Kdict
    Dicionário on-line.
    Keduca
    Sistema de Criação de Testes On-Line.
    Khangman
    Jogo da forca..
    Kig
    Sistema de geometria interativa.
    Kmplot
    Gerador de gráficos de funções matemáticas.

    Klettres
    Programa para aprendizagem infantil do alfabeto.
    Ktuberling
    Programa para estimular a coordenação motora e criatividade.
    Tuxpaint
    Programa de desenho estilizado para o uso infantil.
    http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=5747.0
    04/06/2011
    13:h41m

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