segunda-feira, 23 de maio de 2011

Redes Sociais

Queridos Alunos,3

Enviem para esse espaço de compartilhamento de conhecimento suas considerações de como as redes sociais podem contribuir para o processo ensino/aprendizagem.
A discussão dos participantes serão avaliadas com os seguintes critérios:

Participação: 1,0 pontos;
Conteúdo: 2,0 pontos;
Apresentação de Exemplos de Redes Sociais Colaborativas de Conhecimento: 3,0 pontos;
Réplicas e Tréplicas: 4,0 pontos.

Boa sorte!

Prof. Marcio Carvalho

38 comentários:

  1. As redes sociais são e serão as principais ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando e facilitando com diversos recursos existentes e que ainda se modificarão e aperfeiçoaram, sendo uma peça chave neste processo.Um bom exemplo de aplicação das redes sociaisem sala de aula é o Twitter. Como seu formatode postagem de mensagens não permite mais do que 140 caracteres (limite imposto pela interação possível com mensagens de texto no celular,o SMS ou torpedo), você pode propor o desafio de postagem de mensagens não permite mais do que 140 caracteres (limite imposto pela interação possível com mensagens de texto no celular, o SMS ou torpedo), você pode propor o desafio aos seus alunos de utilizarem apenas esse número de caracteres para demonstrar uma ideia, resumir uma informação, transmitir um conceito, escrever microcontos, de acordo com o objetivo da aula passado por você.

    ResponderExcluir
  2. A inserção das redes sociais nas escolas enquanto uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem já é um fato que acontece em muitas instituições de ensino; os alunos trazem para dentro da escola elementos de sua realidade externa, através dos seus celulares, Mp’s, notebooks, net books, usando os computadores da escola e outros recursos eletrônicos que lhes permitem manter essa conexão com os outros e com o mundo. Para que haja uma boa harmonia entre professor/aluno, tem que haver mudanças significativas, como por exemplo, o conhecimento e a estrategica para o uso desses espaços virtuais. Pelo lado tecnológico temos uma gama de meios de multimídias disponíveis nas redes, dominadas pela maioria dos jovens. Nesta transição, vejo que está o desafio do professor em provocar no aluno a percepção de uma aprendizagem resultante de uma integração do pedagógico com o tecnológico. Penso que uma parte da sociedade juvenil está apta com o tecnológico, então, o pedagógico virá como um indicador provocador da aprendizagem.Como alternativas metodológicas melhoradoras da aprendizagem, nesses espaços cabem a organização de fórum de discussão, aulas multimídias, entretenimento, blogs, vídeos (produzindo ou explorando saberes nos já existentes), software livre, sempre mediada pelo professor, tendo como foco a integração do conhecimento na coletividade, por usufruir do espaço das redes virtuais.
    Ameba é uma rede social japonesa.Em dezembro de 2009 foi lançado o Ameba Now, uma plataforma de microblogging cujo objetivo é competir com o Twitter. Em março de 2009 o Ameba lançou o Ameba Pico, um aplicativo para Facebook destinado ao mercado em língua inglesa baseado na comunidade virtual Ameba Pigg.
    Facebook é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade Harvard. O website possui mais de 500 milhões de usuários ativos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
    O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros. Na Índia é o segundo mais visitado.

    ResponderExcluir
  3. ;) Tá mas apesar do céu ser lindo e as flores azuis ainda prescindimos do básico: planejamento, tempo, explicação,"tiração" de dúvidas e o feedback a posteriori. Em alguns casos de alunos e mestres, é preciso também, a derrubada de mitos e preconceitos ( principalmente com relação ao orkut e mesmo com os recursos do celular).

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo Lopes. Mas antes de deixar que os alunos tenham acesso ao orkut e outras redes sociais, devemos conscientizá-los e buscar uma forma de direcionar essas redes para a educação.

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que as redes sociais sejam as principais ferramentas no processo de ensino aprendizagem. A rede social é uma ferramenta poderosa, mas nunca a mais importante. Existem outros instrumentos tais como softwares e chats que também desempenham papel importante.

    ResponderExcluir
  6. >> As redes sociais é a evolução do msn, email etc. nem se compara. Nem tão pouco é uma ferramenta para educação, elas são para interação e é isso que o professor faz na sala, interage com os alunos e estes o fazem entre si. É de suma importância a escola, não o professor, se apoderar dessa "moda" porque é interessante, poderosa, lúdica e inclui ferramentas de mídia contemporâneas que inclusive, nos economiza a mídia que mais usamos: a voz. Uma atividade com essas mídias deve respeitar suas características. Um exemplo do que digo está em http://atividades-martinsfilho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Uma das grandes contribuições das redes sociais para a educação é o ato da colaboração. Por abrir espaço para a participação de todos, há uma construção coletiva do conhecimento.
    Sabemos que a sociedade está cada vez mais ligada às novas tecnologias e a educação deve se adaptar às mudanças sociais para trabalhar de forma mais atraente para os estudantes e para que eles tenham vontade de participar, de fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
    Apesar das redes sociais terem sido vistas inicialmente como um local para encontrar pessoas com gostos e idéias em comum e encontrar amigos distantes, os educadores devem aprender a voltar o seu uso para a educação, assim como fazem com outras ferramentas tecnológicas.
    Hoje temos vários tipos de redes que podem ser utilizadas de forma diferenciada, dependendo dos objetivos que o professor elaborou para seu trabalho.
    Temos redes como o Orkut, nas quais é possível criar uma comunidade voltada para um assunto específico e onde todos poderão participar nos tópicos criados por qualquer participante.
    Um dos mais comentados e que tem crescido cada vez mais é o Twitter, com suas mensagens curtas nas quais podemos trocar informações sobre qualquer assunto. Podemos trabalhar, ainda, a objetividade, já que há um número máximo de caracteres para construir seu comentário.
    As redes sociais são ótimas ferramentas de ensino se houver um objetivo bem trabalhado pelo educador. É preciso conscientizar os alunos para que eles entendam a importância do que farão e para que não fujam do objetivo proposto.

    ResponderExcluir
  8. Quanto à conscientização, educação prescinde que trabalhemos isso. O papel da escola não é transmissão de conteúdos pura e simples. Isso me lembra aquela historia de que televisão emburreceria os jovens. E já que a escola não é a única forma dos jovens educarem-se devemos lembrar também da familia, religião, contexto social no qual nossos alunos estão inseridos e levar isso em conta.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Devemos mostrar ao aluno que o conhecimente tem uma utilidade no seu mundo, que ele pode se apoderar daquele conhecimento, que pode criar a midia do seu interesse e não somente consumi-las, que ele pode contribuir com causas que estão além de seu mundo, que ele pode expandir interesses e conhecimento, que pode interagir com pessoas, que ele pode dar conteúdo e dinâmica às aulas e não ser apenas um espectador...

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o Lopes e o Edilson e, como já falei no meu comentário, acredito que há uma grande necessidade de trabalhar junto ao professor para que ele faça um bom planejamento, tendo objetivos bem elaborados e conhecendo a fundo a ferramenta que pretende utilizar. Além disso, a conscientização feita junto aos alunos é fundamental para que eles saibam como devem interagir na rede e para que não fujam dos objetivos propostos para a atividade.

    ResponderExcluir
  12. Coloquem seus comentários no nosso grupo caso não estejam conseguindo postar aqui no blog.

    https://groups.google.com/group/informatica-educativa-inclusao-digital?hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o colega quando ele diz que as redes sociais não são as principais ferramentas no processo de ensino aprendizagem. No entanto essas ferramentas são pouco exploradas em sala de aula. Muitas vezes o acesso a esse tipo de recurso é vetado nas escolas em função do medo de que o aluno se interesse por assuntos que não estejam ligados ao conteúdo pedagógico.

    ResponderExcluir
  14. As redes sociais são ferramentas de utilidade para auxuliar no processo do ensino- aprendizagem. Ela pode ser trabalhada no LIE para estudar, um determinado assunto, permitindo ao aluno uma melhor reflexão e uma interação virtual, real e imediata. Possibilitando ao aluno uma dissipação de novos conhecimentos, com isso os alunos juntam seu conhecimento de sala de aula com o uso da tecnologia, construindo assim um ensino de boa qualidade.Como redes sociais temos: facebook, twitter,my space e orkut.

    ResponderExcluir
  15. As redes socias são muito importantes, porém é preciso ter atenção na hora de propo-las e selecionar seus conteúdos, pois existem os riscos do mal direcionamento.

    ResponderExcluir
  16. As redes sociais e uma forma de estimular a colaboração ea participação dos alunos em sala de aula, como tambem serve para auxiliar o professor no processo do conhecimento, onde o foco principaldo trabalho são as redes sociais na internet, que favorecem o processo de ensino e avaliação de uma forma ampla ou seja não individual. As redes sociais são um meio de se conectar a outra pessoa na internet tendo como objetivojuntar um grupo de pessoas comquem voce esteja conectado por um ou mais fatores .Hoje ja existem varias redes no qual voce poderar escolher como o facebook, twitter e tambem outros como o skoob onde se compartilham livros. O twitter e uma ferramenta que permite a troca de mensagens frequentimentes subjetivas e de divulgação de augo existente.

    ResponderExcluir
  17. É verdade lopes , temos que incetivar a utilização das redes sociais fazendo comque o processo de ensino seja mais dinamicos.

    ResponderExcluir
  18. E o pessoal do laboratório eles vão trabalhar para nos ou devemos orientá-los de como vai ser as interações

    ResponderExcluir
  19. quem deve ter atenção na hora de postar?

    ResponderExcluir
  20. Como podemos incluir os ambientes virtuais em contextos instrucionais em nossa escola?

    Sabemos que o uso de ambientes não formais, ou seja, não projetados para fins pedagógicos, tem crescido consideravelmente devido às novas demandas educacionais que inserem o aluno como centro do processo de ensino-aprendizagem e
    privilegia o ensino por meio de espaços utilizados por nativos digitais.

    A presente consideração verifica as possibilidades didático-pedagógicas da rede social Orkut para o processo de ensino-aprendizagem em laboratório de Informática, isto só seria possível por meio da observação-participante de uma atividade postada no Orkut em comunidades relacionadas ao assunto e inserida em uma disciplina. Logo após as observações, saberemos se é possível conduzir uma disciplina mediadas pelo Orkut. Se ela realmente pode se constituir como um fator motivador da aprendizagem do trabalho proposto, visto que os alunos já possuem familiaridade com as funcionalidades do (orkut), logo teremos uma maior possibilidade de interação com entre os mesmos, por esta razão, espera-se uma resposta em tempo real das atividades.
    Se depois dessas observações não ocorra um aprendizado e uma resposta, está havendo um desvio de prática pedagógica por parte do professor.

    ResponderExcluir
  21. Antonio, é preciso ter cuidado ao planejar uma aula no laboratório. O Professor coordenador do LEI está ali para ajudar, orientar, mas não para dar a aula do professor da disciplina.
    O planejamento da aula deve ser feito em conjunto para que o professor do LEI saiba do que se trata, para que esteja preparado para a atividade que será realizada, mas o professor da disciplina não pode ficar ausente. Não pode simplesmente "jogar" sua turma no laboratório e esperar que o professor do LEI dê a sua aula.

    ResponderExcluir
  22. É possível tornar o ensino-aprendizagem mais atraente e dinâmico com o uso da internet. Os alunos chegam à escola com um vasto conhecimento tecnológico através do uso do celular, mp4, internet entre outros.
    O uso das redes sociais na sala de aula, torna o ambiente educativo bem mais interessante e prazeroso, pois através deles alunos e professores interagem de forma que dispõem suas dúvidas e seus conhecimentos, possibilitando assim uma educação de qualidade.
    Temos inúmeras redes sociais que podem ser utilizadas como ferramentas educativas: orkut, facebook, twitter entre outros.

    ResponderExcluir
  23. Quando disponibilizado de forma pedagógica e direcionado para o conhecimento do ensino/aprendizagem, através da interação entre educadores e educandos, as redes sociais passam a ser ferramentas positivas para o aprendizado, sendo assim, o ensinar e aprender são fundamentais para usufluirmos dessas mídias que adentram no ambiente formal de ensino, onde algumas mudanças fazem a diferença pedagógica. VilalbaPinkPanter

    ResponderExcluir
  24. Kécia, concordo com você parcialmente. O uso dessa ferramenta não deve ser trabalhado só nas aulas do LIE, e sim em outras aulas também, como por exemplo: uma aula de Geografia, o professor pode solicitar aos alunos uma pesquisa sobre os pontos turísticos de Fortaleza que podem ser postados no blog com suas características e todos os colegas irão interagir juntamente com o professor.

    ResponderExcluir
  25. É Izabel, as redes sociais realmente são utilizadas para melhorar o ensino-aprendizagem nas escolas. Claro que não é a única ferramenta de uso no auxílio das relações escolares para um melhor aprendizado, temos softs riquíssimos que auxiliem e muito na aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  26. Antonio Lopes temos que fazer muito mais para sair destas dificuldades descritas por vc e para isso teremos de nos esforçar para quebrar estes mitos.

    ResponderExcluir
  27. Definitivamente, vivemos a era da informação. Trata-se de uma realidade que se manifesta em todos os campos da atividade humana e, cada vez mais, nos surpreendemos com a capacidade da Internet e das redes sociais de potencializar a influência dos cidadãos em estados democráticos ou, em casos emblemáticos, mobilizar, politicamente, povos que vivem sob ditaduras longevas.
    Claro que, nem tudo o que cai na rede é informação confiável. Há muita tolice e opinião desprovida de credibilidade navegando neste mar digital. Cabe ao usuário distinguir o que há de veracidade da mera especulação descartável. De qualquer forma, é indiscutível que, hoje, as informações circulam com uma velocidade inimaginável, em comparação com dez anos atrás

    ResponderExcluir
  28. Izabel concordo com seu comentário em relação a kécia ,pois além da pesquisa (aula de campo) usando as novas ferramentas de apreendizado

    ResponderExcluir
  29. Na minha opinião os alunos preferem uma aula mais atrativa do que aquela que estar acostumado a ver todos os dias, E mesmo incentivando os professores a usar as mídias (DATASHOW, DVD, COMPUTADORES E INTERNET) eles preferem ficar na “idade do giz” rsrs, pensando que o computador vai substituí-lo, sabe ele que o mesmo veio para ser um suporte e não ocupar o lugar dele.

    Sei que o uso das redes sociais seria um opção boa, mas não potente no que diz respeito a aprendizagem, pois sempre haverá desvio do foco em questão que é aprender, prefiro usar outras ferramentas de apoio como um documentário, filme, etc.. Do que liberar pois se tornará um circulo vicioso, então não deixemos esses vicio entrar na nossa escola.
    Todos concordam !!!!



    "Os computadores não vão substituir os professores.
    Entretanto, os professores que utilizam computadores vão substituir aqueles que não os utilizam."
    Ray Clifford.

    ResponderExcluir
  30. Izabel, quando usadas no processo de ensino-aprendizagem, as redes socias cumprem um papel importante cabendo ao professor critérios objetivos. Sua preocupação não deve está restrita ao assunto, mas também ao controle.

    ResponderExcluir
  31. Precisamos romper o nosso individualismo e participar das mais diversas redes sociais , começando pelas famílias...
    Como educadores(as) precisamos participar do processo de desprivatização das instituições de ensino-aprendizagem ...
    Precisamos construirmos uma Escola adequada à Era da informação e do conhecimento.
    Nas análises sobre o uso da informatica na Educação não estaríamos satanisando os professores e professoras?
    As nossas escolas estão estruturadas, seja temos máquinas e internet?
    Nas que temos por quê os professores e professoras não usam ?

    ResponderExcluir
  32. As redes sociais contribuem para o processo ensino-aprendizagem, quando são utilizadas para fins didático, com objetivos direcionados para o conhecimento pedagógico.

    ResponderExcluir
  33. Oi Kelly,
    Quero acrescentar ao seu comentário, que também é importante, além de propor e selecionar as redes sociais, ter domínio e conhecimento sobre as mesmas, para termos clareza de nossos objetivos, quando formos utilizá-las.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Se direcionadas e monitoradas pelos educadores as redes sociais podem contribuir e muito como mais uma ferramenta no processo ensino/aprendizagem, pois é a nossa realidade, muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente através das redes sociais como Facebook , Orkut, Twitter entre outros, cabe a nós enquanto educadores conduzir essa ferramenta para a forma correta a ser utilizada.

    ResponderExcluir
  36. Oi Antonio Carlos,
    Os professores dos LEI continuarão como apoio pedagógico aos colegas de salas de aula. Cabe a nós interagirmos com eles para darmos uma contribuição maior aos colegas e a Instituição na qual estamos inseridos.

    ResponderExcluir