sábado, 6 de outubro de 2012

INCLUSÃO DIGITAL - RELACIONANDO FERRAMENTAS

Caros alunos,

Relacione todos os recursos digitais que você conhece e crie uma rede de forma que estes possam contemplar uma ação pedagogica relevante.

Elabore um sequencial do tipo:

Ferramenta Digital > Utilização

Conclusão: Ação Pedagógica Definida

8 comentários:

  1. No link abaixo podemos selecionar uma aula já pronta dos nossos colegas e em seguida as orientações de como você construir a sua acho muito interesante essa ferramenta, mais existem outros como Portal do Professor; so + a disciplina exemplo: somatematica; youtube; redes sociais, infoescola etc.

    http://www.webquestbrasil.org/criador/

    PHP Webquest - ferramenta para criar WebQuest
    http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço O webquest muito bom!!!
      Na escola que trabalho utilizo muitas as aulas do webquest...

      Excluir
  2. Na escola em que trabalho (E.E.E.P. Onélio Porto) os alunos do curso de informática desenvolveram alguns programas para ajudar e melhorar os serviços burocráticos da escola como, por exemplo, o programa que auxilia a secretaria da escola na geração das notas. O programa de tecnologia produzida na própria escola pelos alunos, vai do lançamento de notas até a emissão do boletim. Outro programa de a poio desenvolvido pelos alunos está ligado voltado para a biblioteca da escola, facilitando o trabalho de catalogação e até o empréstimo de livros.
    Pelo que se percebeu na escola, a utilização dos recursos digitais, podem ser identificado em aplicações da ação pedagógica e na promoção da dinâmica escolar como foi citado nos exemplos acima.
    A importância e a relevância pedagógica estão no resultado da produção teórica dos alunos e num resultado prático. Gerando a confiança no poder de realização e no esforço para criar e desenvolver, através de software, as responsabilidades com a escola e a comunidade em que o aluno vive. Assim, a inclusão digital se conecta com a construção e a consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. Conclui-se então que a inclusão digital seria a “liga” agregadora entre as ferramentas digitais e as práticas pedagógicas da escola.

    ResponderExcluir
  3. O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.
    O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula.
    portaldoprofessor.mec.gov.br/
    também utilizo os email,facebook , blogs ,webquestbrasil
    sitidegames.com.br,rachacuca.com.br e educativo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Relacão Recursos digitais
    Ferramenta Digital > O Régua e Compasso
    Utilização> O Régua e Compasso é um software freeware, composto por ferramentas relacionadas à geometria dinâmica, no qual a utilização do mesmo possibilita maior compreensão no ensino e aprendizagem da matemática, despertando a criatividade, o raciocínio e o senso crítico do aluno. Este software visa a exploração das funções que possui, abordando conteúdos que enfatizam o estudo das figuras geométricas planas e geometria analítica, além de vários recursos extras.
    Caracteriza-se como um software de fácil manuseio, possibilitando a construção de figuras geométricas das mais simples às mais complexas, composto por uma interface bem apresentável e didática, instigando a criatividade e a descoberta.
    Conclusão pedagogiga definida:
    O motivo da escolha deste software foi pelo mesmo possuir o objetivo de analisar e buscar várias concepções sobre o uso de novas tecnologias e propiciar conhecimentos e definições na aprendizagem da matemática, principalmente no estudo de geometria plana.

    Destaca-se a importância do Régua e Compasso como ferramenta para aprimorar o conhecimento da geometria, sendo que o software está disponível no endereço eletrônico: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/


    ResponderExcluir
  5. Eu tb com lixux educacional, O Linux Educacional tem como objetivo facilitar a utilização de software livre em ambientes de informática voltados para a educação, proporcionando aos técnicos, professores e alunos uma maior liberdade de personalização do ambiente.

    ResponderExcluir
  6. temos muitas ferramentas que objetivam inserir sites e ferramentas digitais possibilizadoras de uma melhor apredizage. é louvável que softwares como o linux educacional o webquest entre outros que tenham como finalidade a utilização na sala de aula. acrescenta o dia a dia dos professores uma perspectiva de trabalho diferenciada.

    ResponderExcluir
  7. temos muitas ferramentas que objetivam inserir sites e ferramentas digitais possibilizadoras de uma melhor apredizagem. É louvável que softwares como o linux educacional o webquest entre outros que tenham como finalidade a utilização na sala de aula. acrescenta o dia a dia dos professores uma perspectiva de trabalho diferenciada.

    ResponderExcluir