Criado com o objetivo de facilitar a construção da aprendizagem colaborativa entre os alunos, para todas as disciplinas do Curso de Especialização em Informática Educativa - UVA / IDECC / APESC.
sábado, 15 de setembro de 2012
Video para Reflexão e Disseminação entre seus colegas
Sinceramente acredito que o medo do desconhecido tem o lado potivo quando se trata da nossa integridade física, mas quando falamos de educação temos que levar em conta que o inovador é, em si mesmo, o diferente.
Os profissionais não devem temer o futuro tecnológico, mas ao contrário, deve utilizar essa ferramenta como um recursos a favor da educação e do conhecimento. Para isto, ele deve se reciclar aprendendo a dominar esses recursos.
Os professores tem que se conscientizar que é necessário ter o conhecimento das mídias digitais por que os alunos naturalmente já estão fazendo uso, as crianças já desde cedo estão usando celulares, computadores, controles remotos, brinquedos, jogos eletrônicos o acesso a essas mídias estão cada vez maiores, então quem estiver antenado nessas tecnologias terá mais meios para ensinar, mas tem que aprender e acompanhar os avanços dessas tecnologias que não para de mudar.
O medo é inerente ao ser humano e quando se trata da tecnologia vem-nos a questão da extinção, lembrem-se do filme A.I. Porém, a informática surgiu para nos auxiliar na metodologia e se não utilizarmos, os alunos irão nos sobrepor e a troca de conhecimentos, ocorrerá apenas entre o corpo discente. E quem perderá com isso? Os professores desatualizados.
Em cada época e contexto um medo, o desafio digital é o nosso medo atual. Temos que enfrentá-lo, acho que já demos o primeiro passo aqui com a nossa turma de informática educativa.
O video faz uma convite a todos os educadores, independente de sua disciplina, o professor precisa reconhecer ser parte deste processo e que não será o computador que lhe ursupará o lugar mas, a abstinência de novas tecnologias, certamente levarão o docente a ficar à para trás.
O será que daqui há 15 anos nós Educadores queremos ser chamados de analfabeto digital?
Realmente o profissional da Educação que não se "reciclar" e estiver atualizado acerca dos novos recursos tecnológicos, estará à margem dos alunos. Pois a área da tecnologia da informação avança de forma muito rápida e daqui a 15 anos quase tudo o que conhecemos hoje estará ultrapassado...
Muitos temem a mudança, em sair de sua zona de conforto, mas enfrentar o novo e correr riscos positivos faz parte do crescimento e do progresso.
ResponderExcluirSinceramente acredito que o medo do desconhecido tem o lado potivo quando se trata da nossa integridade física, mas quando falamos de educação temos que levar em conta que o inovador é, em si mesmo, o diferente.
ExcluirConcordo, Silmara, pois muito temem o desconhecido e a forma que eles encontram para combatê-lo é se acomodando, o qual deve ser o contrário.
ExcluirVerdade, pois mudanças e pra corajoso
ExcluirOs profissionais não devem temer o futuro tecnológico, mas ao contrário, deve utilizar essa ferramenta como um recursos a favor da educação e do conhecimento. Para isto, ele deve se reciclar aprendendo a dominar esses recursos.
ResponderExcluirverdade ,sempre estamos em busca do que é novo!!!!
ExcluirOs professores tem que se conscientizar que é necessário ter o conhecimento das mídias digitais por que os alunos naturalmente já estão fazendo uso, as crianças já desde cedo estão usando celulares, computadores, controles remotos, brinquedos, jogos eletrônicos o acesso a essas mídias estão cada vez maiores, então quem estiver antenado nessas tecnologias terá mais meios para ensinar, mas tem que aprender e acompanhar os avanços dessas tecnologias que não para de mudar.
ResponderExcluirEssa é a nossa realidade. Não temos como retroceder.
Excluirmeu voto!!!!
ExcluirO medo é inerente ao ser humano e quando se trata da tecnologia vem-nos a questão da extinção, lembrem-se do filme A.I. Porém, a informática surgiu para nos auxiliar na metodologia e se não utilizarmos, os alunos irão nos sobrepor e a troca de conhecimentos, ocorrerá apenas entre o corpo discente. E quem perderá com isso? Os professores desatualizados.
ResponderExcluirEm cada época e contexto um medo, o desafio digital é o nosso medo atual. Temos que enfrentá-lo, acho que já demos o primeiro passo aqui com a nossa turma de informática educativa.
ExcluirO video faz uma convite a todos os educadores, independente de sua disciplina, o professor precisa reconhecer ser parte deste processo e que não será o computador que lhe ursupará o lugar mas, a abstinência de novas tecnologias, certamente levarão o docente a ficar à para trás.
ResponderExcluirO será que daqui há 15 anos nós Educadores queremos ser chamados de analfabeto digital?
Migo ,concordo pois como educadores devemos sempre buscar o que é novo..
ExcluirEsse problema é exclusivo do tempo presente,o futuro trará outros problemas, então, vamos resolver no presente.
ResponderExcluirRealmente o profissional da Educação que não se "reciclar" e estiver atualizado acerca dos novos recursos tecnológicos, estará à margem dos alunos. Pois a área da tecnologia da informação avança de forma muito rápida e daqui a 15 anos quase tudo o que conhecemos hoje estará ultrapassado...
ResponderExcluirtodos tem que emcar seus medo e enfretar a tecnologia de frete
ResponderExcluir