sábado, 15 de setembro de 2012

Comente esse Vídeo e compartilhe com seus colegas

Comente esse vídeo também:

http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI&feature=related

17 comentários:

  1. O video demostra que devemos sempre persistir em nossa busca de realizações e do nosso aprendizado, apesar de varios erros que possamos cometer no caminho nunca devemos ter medo de tentar, “cada erro em nosso caminho seria uma forma que descobrimos a maneira de não erra novamente”, ou seja, chegando assim mais perto de nosso objetivo. Sendo assim sempre temos que ter persistencia em tudo que fazemos, e devemos lembrar que transmitir o conhecimento é dar as ferramentas para que o aluno consiga seus objetivos e não fazer todo o trabalho para ele. Sendo que a cada desafio o mesmo consegue superar seus limites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo colega Leandro,com muita persistencia eu coseguir deduzir observações similares a partir dos poucos fragmentos obsevados.

      Excluir
    2. O erro também é condição importante no processo de acumulo de experiencias e aprendizagem.

      Excluir
    3. concordo com o Leandro, principalmente com a ideia de que o professor não deve fazer todo o trabalho pelo o aluno, mas fornece-lhe desafios e orientações para que possa construir o conhecimento.

      Excluir
  2. Esse video "Aprender a aprender", mostra-nos os passos para construção da aprendizagem. Primeiro passo é o querer, despertado pela curiosidade do garoto. Depois é a prática para chegar ao objetivo. Em seguida, não desanimar com os erros no caminho, mas fazer várias tentivas até o dominio do conhecimento. Este conhecimento muita vezes é mediado por um orientador, que vai ajudá-lo a chegar mais rápido a esse conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom cometário Josi, muitas vezes certos alunos precisam realmente de uns empurrões do mediador do conhecimento.

      Excluir
    2. Acredito que antes do querer devemos dar condições para despertar a importância do aprender, então surge o querer

      Excluir
    3. Acho que é o que fazemos todos os dias, Brilhante. Tentar mostrar aos nossos alunos a importância do aprender para a vida deles...

      Excluir
  3. Com certeza nós sempre seremos otimista, mesmo que o nossos ERREM, acreditamos que eles podem ir longe.

    Demostrando a eles o quanto é possivel pessistir para aprender aprendendo. Diante de uma falha ou erro é possivel acertar com pessistência pelos estímulos da motivação do mediador de construção.

    ResponderExcluir
  4. O professor deve ter conhecimento das necessidades de seus alunos, mantendo-os satisfeitos. Por isso, é nítida a percepção da importância do posicionamento do docente no processo de ensino-aprendizagem. O vídeo demostra que a troca de energia com seus alunos é essenciais para um equilíbrio, e alcançar os resultados desejados. Percebe-se que tudo nos leva a um aprendizado. E para realmente aprender, deve-se usar toda a nossa potência para assimilar e poder por em prática. Isso porque o conhecimento geralmente não emana completo, por isso, a persistência é essencial para a construção do mesmo. O professor neste processo deve acompanhar, mas permitir que se aprenda com os erros. E para as pessoas conseguirem a alcançar seus objetivos, é preciso iniciar de maneira simples, ir e aperfeiçoando e corrigindo seus erros até acertar e chegar a um nível esperado.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que iremos encontar ressistencia de alunos e professores no que diz respeito ao uso dessas tecnologias mas não devemos dessistir mas perssistir que iremos conseguir.

    ResponderExcluir
  6. O vídeo retrata o processo de aprendizagem, em que as tentativas são válidas para se chegar a um resultado concreto. Aquele que desiste perde a oportunidade de aprender com os próprios erros. Interessante é a postura do “professor” que permite o “aluno” errar e tirar suas conclusões acerca de suas tentativas. Sem a persistência, ninguém chega ao pódio. Outro ponto que percebi em relação ao professor é a sua serenidade e paciência. Ele não usou de autoritarismo e nem fez o trabalho pelo garoto, ensinando-o, assim, ser co-autor de seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. O segredo está no "como fazer". Lidar com diferentes realidades em sala de aula, tomando cuidado para não frustrar sonhos, não é tarefa fácil. Nós educadores exercemos importante papel de motivadores dos nossos alunos. A perseverança e a persistência devem fazer parte também da nossa vida diária,porque são vários fatores negativos que nos impulsionam a desistir dos nossos sonhos e projetos.

    ResponderExcluir
  8. e não podemos desistir tão fácil das coisas,pois os resultados aparecem quando insistimos e persistimos...

    ResponderExcluir