sábado, 29 de setembro de 2012

ATIVIDADE Nº 07

Queridos Alunos,

Bom dia!

Acessem as postagens dos seus colegas proposta na atividade nº 06 e visitem os links sugeridos e façam sua análise e abram novo fórum de discussão no sentido da contrução do conhecimento.

Lembramos que a construção do conhecimento colaborativo é neste momento essencial para que possamos fortalecer aspectos relevantes para a solidificação das TIC's no processo ensino/aprendizagem.

Boa Discussão!

Estarei atento pronto para contribuir.

 

35 comentários:

  1. Todos os sites são variados e dentro de um foco um desses sites pode ser acionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É necessário planejamento para um uso objetivo dos recursos.

      Excluir
  2. Um desse sites que chamou minha atenção foi http://denisecomelli.blogspot.com.br/2010/03/softwares-gratuitos.html. Nele temos acesso a vários sites gratuitos, os quais, trabalha com várias áreas do conhecimento. Apresenta uma interface de fácil manuseio. As atividades propostas pelos sites trabalham conteúdos do ensino Fundamental I e II até o 7 ano. São atividades lúdicas são divertidas, que podem, algumas delas, serem trabalhadas em outras séries do fundamental II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sites gratuito são uma ferramenta de boa usabilidade mais e muito restrito

      Excluir
    2. Muito legal Josi este blog, já conhecia algum aplicativos que ensinavam a nova reforma ortografica, mas neste blog conheci outro que tem os teste.

      Excluir
  3. “as TICs podem ser definidas como tecnologias e instrumentos usados para compartilhar, distribuir e reunir informação, bem como para comunicar-se umas com as outras, individualmente ou em grupo, mediante o uso de computadores e redes de computadores interconectados”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro do universo das TICs temos uma longa caminhada para fazer. Muitos recursos no campo do ensino devem ser explorados. A Educação à distância é uma modalidade com muitas possibilidades, por exemplo.

      Excluir
  4. COMENTÁRIOS PARTE 1

    primeirA PARTE DA MINHA ANALISE DOS SOFTWARES DOS COLEGAS:

    http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/2012/02/28/conheca-aplicativos-educativos-para-ipad-e-aparelhos-android/


    ESSE SITE TEM UMA GRANDE VARIEDADE DE APLICATIVOS QUE AUMENTAM EM MUITO AS POSSIBILIDADES DE USO DE SOFTWARE NA SALA DE AULA
    ESSES AQUI SÃO VOLTADOS PARA O USO COM O IPAD : A ICDL (International Children’s Digital Library) disponibiliza gratuitamente milhares de livros infantis em vários idiomas. UMA IDÉIA INTERESSANTE
    PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO PRECISEM ANDAR COM UMA QUANTIDADE GRANDE DE LIVRO.
    É UM AVANÇO DA TECNOLOGIA NA MODERNIDADE.

    PARA AQUELES QUE TRAGALHAM COM QUIMICA OU BIOLOGIA E SEMPRE SENTIU DIFICULDADEM EM MOSTRAR AOS ALUNOS COMPOSTOS PEQUENOS COMO MOLÉCULAS.
    ESSE SITE É FABULOSO NESSE SENTIDO. MAIS DO QUE MOSTAR NELE PODEMOS INTERAGIR COM AS MOLECULAS, MECHER NELAS, É COMO SE ENTARSEMOS NO MUNDO MICROSCÓPICO
    E DESVENDAR DE PERTO AS MARAVILHAS DA BIOLOGIA-QUIMICA. SHOW!! VEJA UMA BREVE DESCRIÇÃO DELE:
    O Molecules é um aplicativo que permite visualizar, em 3D, as moléculas de compostos químicos e biológicos. O programa também permite a sua fácil manipulação por meio de simples toques na tela.

    JA O SITE http://en.childrenslibrary.org/index.shtml É UMA BIBLIOTECA INTERESSANTE E COMPLETA, VOLTADA AO PÚBLICO INFANTIL E APRENSETADA EM 5 IDIOMAS- NENHUM EM PORTUGUES!
    POR EXEMPLO, NESSE SITE CONTEM A HISTORIA INFANTIL DENOMINADA "THE LAST HUNT" CONTA A HISTORIA DE UM LEÃO SÁBIO QUE SENDO O REI DA FLORESTA VIVE AVENTURAS COM UM LOBO QUE DESEJA COMER A RAPOSA- LENDO ESSE LIVRO VOCE DESCUBRIRÁ COMO O LEAO RESOLVEU ESSE IMPASSE-CONCLUI O SUMÁRIO.

    JA O SITE BICHO DA MATA ESCRITOR CONTEMPLA A POSSIBILIDADE DE FAZER DO ALUNO UM ESCRITOR DE SUAS HISTORIAS IMAGINÁRIAS. NELE O ALUNO PODE PLANEJAR, ILUSTRAR, INSERIR FIGURAS E ATE MESMO PARTICIPAR DA PROPRIA HISTORIA INSERINDO SUA FOTO. MINHA SUGESTÃO SERIA NO SENTIDO DO ALUNO PODER DESENHAR OS PERSONAGENS ASSIM NÃO FICARIA LIMITADO AO BANCO DE DADOS DE 2000 FIGURAS. ELE SIMPLESMENTE NÃO TERIA LIMITES NA SUA CRIATIVIDADE.


    "COMO SUGESTÃO PARA COMENTÁRIO ACHO QUE SERIA INTERESSANTE ANALISAR AS DESCRIÇÕES DE CADA SOFTWARE E COMENTAR EM COMO O SITE/SOFTWARE PODERIA SER MELHORADO."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. logo logo concluirei a parte 2 e 3 dos comentarios dos sites/softwares dos colegas

      Excluir
    2. Nesse caso, outra sugestão! Mais tempo para elaborar possíveis melhoramentos.

      Excluir
    3. Achei muito interesante esses aplicativos que você apresentouy Samuel, mas acho que está longe da nossa realidade. Se os governantes não estão dando nossos tablet, imagine IPAD.

      Excluir
    4. http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/2012/02/28/conheca-aplicativos-educativos-para-ipad-e-aparelhos-android/

      Samuel, fui eu que postei porque achei muito interessante e nem sabia que existia. Agora acho que para os alunos da escola pública ainda são inacessíveis.

      Excluir
  5. . Proposta Pedagógica A utilização dos Recursos de Tecnologia Educacional em nossas escolas deve acontecer na ação pedagógica, de forma contextualizada no desenvolvimento de Projetos. Não basta introduzir os recursos na escola, mas faz-se necessário discutir e orientar sobre os métodos e técnicas de sua utilização, do ponto de vista pedagógico.
    . Os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um, sendo assim as escolas devem acompanhar e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, ou senão corre o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto. Laboratório de Informática Educativa
    . Laboratório de Informática Educativa O Laboratório de Informática Educativa, se constitui em um lugar de encontro do docente e seus alunos com a tecnologia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grande problema ainda é a falta de tempo disponivel para programar as atividades. Os professores dizem que a quantidade de relatórios é muito grande.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso é verdade Franzé,Infelizmente com essa falta de tempo fica difícil testar novas atividades, mais poderíamos montar uma equipe com os alunos onde a cada duas semanas uma equipe mostre como poderia utilizar um determinado joguinho para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio dentro de uma disciplina, com isso faríamos com que o aluno desenvolvesse o protagonismo juvenil e ajudaria outros alunos na busca da aprendizagem.

      Excluir
  6. Achei bastante interessante o tema abordado pela Nathália Araujo Soares sobre sustentabilidade. Sendo que quando usamos os aplicativos de um computador além de ampliar a aceitação do aluno com relação as novas tecnologia fazemos que o mesmo involuntariamente ache o conteúdo mais interessante e evite destruição de arvores para fabricação de papel...

    O RIVED citado pela tereza dourado é bem interessante, motiva ao aluno ao aprendizado, e tem em maioria dos aplicativos uma cartilha que auxilia o professor na programação de sua aula com isso ministra melhor o tempo e tem melhor aproveitamento da atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Leandro Martins, o tema suscitado pela colega Natália Araújo foi bastante propício. Levando em consideração a urgente necessidade de se cuidar do meio ambiente, bem como a pouca consciência de nossos alunos sobre esse assunto, a discussão em sala acerca da referida temática não deve ser uma preocupação exclusiva dos professores de Geografia ou Biologia. Na verdade, todos nós educadores somos responsáveis pela construção de um saber interdisciplinar dos discentes.

      Excluir
  7. SOBRE:
    http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/2012/02/28/conheca-aplicativos-educativos-para-ipad-e-aparelhos-android/
    Achei muito bom, até pra mim mesmo, sobre o Novo acordo ortográfico. Em relação aos alunos, percebo que eles se sentem um pouco perdidos, pois eles nem mesmo conhecem as regras que estão sendo substituídas, por assim dizer. Com esse software, eles podem pesquisar e aplicar em suas produções.

    Skype
    Muito interessante esse recurso na educação, pois os alunos desenvolvem a comunicação. Pode-se pensar em um debate para que eles expressem suas opiniões e argumentem-nas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente proposta a publicada pela Silmara, posto que, como colocou a colega Marilane, o novo acordo ortográfico é um assunto de interesse para todos os profissionais. O uso da variedade Padrão da Língua Portuguesa deve ser mantida em algumas situações comunicacionais, por isso apropriar-se das regras e funcionalidades é de suma importância para que os falantes façam uso proeficientemente da próoria Língua.

      Excluir
  8. Segue abaixo os links que achei interessante postados pelos colegas:

    http://www.escolagames.com.br/
    Postado pelo Samuel pois possuem joguinhos lúdicos e de fácil manuseio.

    http://www.edukbr.com.br/
    Postado pelo Leandro. testei e gostei. Atividades como vestir as bonecas são ótimas para manusear o mouse, principalmente para as crianças que estão tendo seu primeiro contato na sala de informática. Além de serem divertidas e apropriadas para a idade. A pintura também são atividades que podem ser associadas e complementadas com o estudo das cores. Ligar os pontos achei fantástico pois trabalha a sequência dos numerais e o estudo da matemática.
    Valeu!

    www.educativo.com.br
    Pstado pela Kelly – Gostei da Lousa Legal

    O HAGÁQUÊ postado pela Márcia Vieira achei bastante interessante pois ele trabalha com história em quadrinhos.
    Porém ele está ligado ao site da universidade de Campinas e não consegui visualizar a página de downloads para saber como esse aplicativo funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga Tereza, para vc fazer o downloads é preciso se inscrever no link abaixo:
      http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR

      Excluir
    2. Nossa valeu! Muito bom! Ei ia indicar esse site mas não estava conseguindo visualizar como funcionava mas agora deu certo. Gostei muito.Valeu!

      Excluir
    3. O HagáQuê é muito interessante e eu não conhecia. É um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de cenários, personagens, etc e vários recursos de edição destas imagens. As histórias em quadrinhos (HQs) podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos inúmeros conteúdos como matemática, português, história, geografia entre outros. Com esse fim pedagógico, o Hagáquê facilita o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança em processo de alfabetização, além de possuir recursos facilitadores para que o aluno tenha liberdade de expressão.

      Excluir
  9. COMENTÁRIOS PARTE 2:

    parte a:

    COMEÇO A SEGUNDA PARTE DOS COMENTARIOS FALANDO SOBRE UM SITE SUGERIDO POR UM DE MEUS COLEGAS QUE TRATA DA QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE,
    ACHO REALMENTE FUNDAMENTAL IMPLANTAR ESSAS NOÇOES NAS CRIANÇAS, PORQUE RETRATA A QUESTÃO DA NATUREZA NUM MUNDO TECNOLOGICO. ACHO MUITO BOM RETRATA ESSAS IDEIAS IMPORTANTES NO CONTEXTO DO ALUNO, DA CRIANÇA.
    OLHE A NOÇAO DESSA IMPLEMENTAÇÃO SOB A ÓTICA DE QUEM INVENTOU O PROGRAMA:Instigar noções de sustentabilidade em crianças é uma missão que pode contar com as TICs como aliadas nas atividades escolares. No caso específico dos aplicativos, há inúmeras opções para
    serem usadas em sala de aula e estimular uma relação mais consciente com a cidade e o meio ambiente.
    O Project Noah, por exemplo, traz a proposta de um “diário” de passeio ecológico, com uma interface intuitiva para tirar fotos e escrever descrições. O app (disponível apenas em inglês) ainda mapeia atividades que podem ser feitas em determinadas regiões.
    ALEM DO PROPRIO SOFTWARE VEMOS JUNTO COM O SITE ALGUNS ALTERNATIVAS DE INFORMAÇÃOES QUE PODEM SER USADAS DENTRO DA SALA DE AULA:Commute Greener - Mede a pegada de carbono de seus deslocamentos diários, independente do meio de transporte utilizado, oferece rotas mais eficientes e estabelece metas de redução das emissões do gás.Manual de

    Etiqueta Sustentável - Traz dicas para mudar alguns hábitos diários referentes ao consumo de água, energia e reciclagem. Reúne cerca de 50 práticas sustentáveis e dá a oportunidade de compartilhar sua atividade nas redes sociais.

    Green Tips - Parecido com o anterior, mas exclusivo para Android, oferece cerca de 150 dicas e também dá a oportunidade de compartilhamento nas redes.

    Project Noah - É como um “diário” de viagens e passeios ecológicos. Oferece campos para postagem de fotos e comentários e lista atividades relacionadas ao meio ambiente de uma determinada região.

    Go Green - Sempre uma nova dica para você aplicar ao seu dia-a-dia. O interessante é que elas nunca se repetirão!

    Green Outlet - Pode te ajudar a economizar energia. Basta listar os aparelhos eletrônicos que possui em casa e quanto tempo eles ficam ligados e, assim, mostra o quanto você gasta e como pode planejar uma redução.

    Pollution- Contém dados DE POLUIÇÃO DE MAIS DE MIL CIDADES.

    ResponderExcluir
  10. contarios 2:

    parte b:


    O SOFTWARE: http://denisecomelli.blogspot.com.br/2010/03/softwares-gratuitos.htmL TRAS ALTERNATIVAS PARA SOFTWARES E SITES QUE PODEM SER TRABALHADOS POR EXEMPLO NUMA AULA DE GEOGRAFIA NO TOCANTE A LOCALIZAÇÃO DE CIDADES. FACIL DE USAR COM INTERFACE VOLTADA PARA O PUBLICO INFANTIL, ESSE SITE PROMETE CORRESPONDER A NECESSIDADE DE SOFTWARES EDUCATIVOS COM ALTA EFICIENCIA PARA CRIANÇAS,
    TAMBEM HÁ UMA SEÇÃO INTERESSANTE SOBRE A NOVA ORTOGRAFIA SENDO REALÇADA COMO UM JOGO.

    MUITO BOM POR SER COMPLETO E BEM ATUALIZADO O SITE:http://www.ead.pucrs.br/biblioteca/bibliotecadigital/sw3.htm
    APRESENTA UMA SERIE DE SOFTWARES QUE PODEM AJUDAR O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA DOCENTE. COISAS CIENTIFICAS, MATEMATICAS E PARA ESCREVER- ENFIM, ENGLOBA PRTATICAMENTE TODAS AS AREAS. MINHA SUGESTÃO É QUE PODERIA CONTER UM POUCO MAIS DE FIGURAS QUE PUDESSEM EXPLANAR AS INFORMAÇÕES.

    JA TRABALHEI NA UECE COM O MOODLE E USEI ELE NA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE. ACHO REALMENTE FASCINANTE E FACILITA COMO NENHUM OUTRO O TRABALHO DO PROFESSOR. OLHE UMA DESCRIÇÃO DELE:MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

    Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.
    ELE JA CORRIGI AS PROVAS ONLINE JA IMPRIMI O GABARITO PRONTO E REDUZ MUITO O TRABALHO, O PROBLEMA CONSISTE SE APRENDER A USAR. É MUITO COMPLICADO PARA QUEM NÃO TEM EXPLERIENCIA EM PROGRAMAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso das tecnologias vem revolucionando o modo de se encarar e fazer Geografia, essa foi uma área bastante privilegiada com os softwares criados.

      Cartografia digital na escola
      A cartografia digital vem sendo utilizada, ainda em caráter de experiência, em algumas escolas públicas e privadas da capital do estado de São Paulo como uma nova proposta de aprendizagem da cartografia e uma ferramenta auxiliar da disciplina geografia. A proposta tem o mérito de contribuir com a inclusão digital dos jovens alunos de todas as classes sociais. Os profissionais de geografia inseridos no projeto observam em seus programas educacionais que a disciplina possui grandes potencialidades de incorporação da informática em seus planos de aula. Além disso, o uso deste recurso gera um grande interesse e motivação por parte dos alunos em relação à disciplina.
      Cabe observar também que nunca antes o uso da tecnologia pôde ser integrado aos conceitos geográficos como na atualidade. Crianças e os jovens podem observar no mundo que os rodeia diversos recursos tecnológicos que tratam do espaço geográfico, como veículos com GPS, imagens de satélites na televisão ou na Internet, acesso ao Google Maps e Google Earth etc. Todos estes recursos podem e devem ser incorporados nas aulas de geografia, assim como a cartografia digital.(...)
      Disponível em: http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/27/cartografia-digital-na-escola-o-uso-da-linguagem-cartografica-159507-1.asp

      Excluir
    2. Também conheço a plataforma moodle, já fiz e estou fazendo cursos através dela, não acho que seja prática.É bem útil mas complicada.

      Excluir
    3. Existem agora novas plataformas e-learning, plataformas online de educação Coursera, edX e Udacity oferecem cursos com a grife de universidades de prestígio, como Harvard, MIT e Stanford, sem cobrar nada. Elas usam as redes sociais e democratizam o aprendizado. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/novo-e-learning-703572.shtml

      Excluir
  11. É pena Leandro, não consegui fazer pesquisas no RIVED. Contudo, sua interface é bastante fácil e se tivesse funcionado seria bem interessante.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que vi postado pelos meus colegas até agora, cada software tem seus pontos positivos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Nenhum desses software possui pontos negativos, apenas uns são mais criativos que outros, de uma forma geral possuem o mesmo foco, que é tornar o aprendizado mais prazeroso e estimulante. Entre aqueles postados destaco, Bichos da Mata Escritor - http://www.softmarket.com.br/?pgID=3&soft=976 o mais interessante software para escrever textos. O aluno cria histórias, insere personagens e desenvolve texto nas mais variadas modalidades como, romance, aventura, comédia, história, entre outros.
    Na área de história a produção textual possibilita a construção do entendimento histórico e de sua interpretação, nos contextos vividos por cada aluno. Essa atividade tem como consequência a elaboração de um pensamento crítico diante da realidade cotidiana.
    Outra postagem enviada pelos colegas que gostei muito foi o site da Revista Escola - http://revistaescola.abril.com.br/ . Esse site é completo, pois fornece uma infinidade de possibilidades, tanto para o aluno quanto para o professor, é realmente um espaço da educação na rede mundial.
    Entretanto, não entendo a construção do conhecimento sem a pesquisa, a maioria dos software ajudam numa melhor apresentação dos conteúdos, mas considero a pesquisa primordial nas prática educativas. De tudo que foi postado até agora, o mais importante meio de produção de conhecimento e que está ligado à pesquisa, foi o site Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo Carlos Roberto este site da Softmarket, mas o problema que estes softawares eles são apenas DEMO,e somente funciona na plataforma Windows, já que usamos o softaware livre, ficamos impossibilitado de instalar, e sem falar que os nossos governantes não gosta de liberar verbas pra aquisição de outras ferramentas como a loua digital, isso é uma pena, recursos nós temos, só falta resposabilidade com a nossa Educação.

      Excluir
    2. Estávamos falando de softwares, mas também existem milhares de sites que podem ajudar a dinamizar e enriquecer nossas aulas. A pesquisa e o estudo são, sem sombra de dúvida, fundamentais.
      São também exemplos:
      http://educarparacrescer.abril.com.br/index.shtml

      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html



      Excluir
  13. COMENTARIOS PARTE 3-OS VIDEOS!!


    NA PARTE 3 RESOLVI INCLUIR LINKS DE VIDEOS SOBRE SOFTWARES EDUCATIVOS, FIZ ISSO
    PENSANDO EM DUAS COISAS:
    PRIMEIRO, NA QUESTÃO DE QUERER SABER COMO SÃO OS SOFTWARES SEM PRECISAR BAIXAR E INSTALAR
    ELES NA MÁQUINA, SENDO SENTI QUE MEIO QUE PROVANDO DO MESMO VENENO, RSRS, NOS PODEMOS
    APRENDER COM O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO CASO OS VIDEOS DO YOUTUBE, COMO MANIPULAR OS
    SOFTWARES EDUCATIVOS PROPOSTOS.
    POR EXEMPLO: O SOFTWARE SOLETRAR TEM ESSE VIDEO:

    http://www.youtube.com/watch?v=axrjakEayx8 MUITO BOM MESMO DE SE VER.


    ESSE TRAZ A HISTORIA DA EDUCAÇÃO DO PAIS:

    http://www.youtube.com/user/temporadafora?v=rLSmU6deuPQ

    O QUE FAZER COM O PLASTICO? UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE E ECOLOGIA,
    VIDEO EXPLICATIVO E MUITO BEM APRESENTADO:

    http://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y&list=UUQ2JU4hwtBQEpG7PBrtYOkg&index=5&feature=plcp

    SOBRE RECICLAGEM: http://www.youtube.com/watch?v=0xOS4uX6Eo0&feature=related

    RAZÕES PARA USAR O YOUTUBE EM SALA DE AULA:Prender a atenção dos estudantes, que estão
    cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os educadores. O problema
    se torna cada vez maior conforme os alunos ficam mais velhos. Nas salas de aula do Ensino
    Médio, é muito comum os professores disputarem a atenção dos estudantes com aparelhos
    eletrônicos, celulares ou smartphones. Por isso, o momento é propício para tornar a
    tecnologia - e a sua turma - uma aliada em sala de aula. "O uso de recursos tecnológicos
    que estão presentes no dia a dia dos alunos pode ajudar a aproximá-los dos temas tratados
    em sala, além de servir como estímulo para o estudo", afirma Marly Navas Soriano,
    professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia pessoal!!!

    - O primeiro aplicativo que encontrei é muito interesante com Título a química nos remédios, é uma animação que simula os compostos inorganicos e nomeclatura, me ajudou a revisar tudo que eu nunca havia entendido sobre o assunto, com certeza será muito bem aproveitado no ensino- aprendizado dos nossos educando na disciplina de química.
    link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7758

    - Este segundo recurso é destinado a desenvolver a leitura dos alunos e as habilidades de compreensão, bem como rever e praticar o tema gramática - Simple Past - Regular / irregular verbos de uma forma divertida e interativa. Para tem um bom aproveitamento, o professor da Lingua Inglesa, no meu ponto de vista, necessita obrigatoriamente estar presente no Laboratório Eduacativo, afinal de contas, esse aplicativo será um suporte no seu planejamento para dar uma aula mais interativa e com exercícios para testar o que foi lido.
    Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16227

    - O terceiro recurso que encontrei, entitulado "A formação do cidadão na Grécia antiga", apresenta como era os conceitos da educação na Grécia antiga. Aborda a formação política de sociedades como os Sumérios, os Egípicios e os Fenícios. Retrata o que era a Pólis grega. Uma aplicativo que trabalha com audio e imagens dinamicas a história da Grécia Antiga. Vale a pena conferir.
    link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15818/45228.swf?sequence=1

    ResponderExcluir