sábado, 15 de setembro de 2012

Atividade 01 - setembro 2012

Caros Alunos,

Estamos iniciando nossas atividades.
Sejam bem vindos!

Para tanto, como nossa atividade inicial, apresentem breve relatório sobre suas atividades profissionais salientando o que você considera de mais relavante.

Comente em nosso blog com seus colegas de classe.

Prof. Marcio Carvalho

33 comentários:

  1. As expectativas são muitas com relação à disciplina e ao curso, os desafios na escola são muitos sendo principal deles conseguir conscientizar todos os professores e núcleo gestor da Escola para a utilização das novas tecnologias. Inserindo a todos no contexto tecnológico, motivando e criando novas expectativas no ensino e aprendizado para meus alunos.

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    1. Leandro,

      Fale-nos um pouco sobre sua atividade profissional e em que nossa disciplina poderá contribuir para sua melhoria.

      Prof. Marcio Carvalho

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    2. Também acredto que é um grande desafio alinhar as necessidades e conhecimentos dos docentes e grupo gestor aos que se refere à informatica educativa

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    3. Certeza! Ainda tem gente achando que levar os alunos para o laboratório e "brincar" com softwares é passatempo.

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    4. Olá pessoal, me chamo Tereza Cristina e sou professora da Prefeitura de Maracanaú. Ensino e aprendo com crianças de 4,5,6 e 7 anos, do infantil ao 2º ano. Participo de um programa recentemente implantado no município que é o Projeto Leitura e Escrita - PLE, onde trabalho a contação de história de forma de lúdica. Acredito que esse curso Informática Educatica, bem como a disciplina Inclusão Digital terá muito o que acrescentar na minha prática educativa.
      Estou aberta a novas amizades e a troca de experiências e conhecimentos.
      Até breve!

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    5. Tereza Cristina, gostei da ideia do seu projeto Leitura e Escrita, gostaria de conversar como você o realiza e como tem sido os resultados.

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    6. Muito interessante a sua fala, Leandro, pois muitos alunos, principalmente de escola publica,não têm experiência com computadores e chegam no Ensino Médio sem noção. Também há professores que não possuem a prática ou são contra a inserção da tecnologia por medo de ser substituídos por computadores. O nosso papel como educadores e estudantes de informática educativa é de conscientizá-los quanto à importância desse novo meio educativo

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  2. a disciplna mostra-se voltada para o ingresso do curso. muito interessante e inovadora nos incentiva a lembrar os aspectos fundamentais do curso.

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  3. Como Professor e Coordenador dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores. A disciplina de Inclusão Digital servirá para auxiliar ao aluno que inicia na escola, onde o mesmo será inserido no contexto tecnológico criando e divulgando a inclusão digital. Auxiliará também a conscientização e capacitação dos demais professores da escola.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Isso mesmo MARILANE Nesse novo contexto o professor se transforma no estimulador da curiosidade do aluno para o mesmo querer conhecer, pesquisar, buscar a informação mais precisa. Num segundo momento, o professor coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualizando os resultados, os adaptando à realidade dos alunos. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, motivando ainda mais o aprendizado.

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  4. Marilane Gondim - Sou professora de Língua Portuguesa da E.E.E.P.Paulo Petrola e dou aula particular de Língua Francesa. Faço essa especialização e pretendo analisar como os professores da escola onde trabalho utilizam as tecnologias digitais.

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    1. Essa disciplina será importante para meu trabalho final, pois com as leituras buscarei requisitos para analisar a postura dos professores, se eles estão realmente cooperando para a inclusão digital.

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    2. Marilane,

      Explique melhor para seus colegas como se dará essa análise dos professores.
      Você pretende apenas analisar?
      Se vai, como será sua intervenção?

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    3. Pretendo observar as aulas que eles dão na sala de multimeios, por exemplo, e verificar se o docente apenas passou o filme ou se houve um debate em sala de aula. Isso é só um exemplo. Também aplicarei um questionário para que o corpo docente e discente respondam. Ainda não tenho as perguntas em mente, estou fazendo leituras para construir o questionário, também não me decidi se devo fazer a análise só para as aulas de Língua Portuguesa que é a minha área.

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  5. Bom dia ! Meu nome é Silmara Nunes , licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literatura, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão Escolar. Atualmente, professora efetiva da rede estadual de ensino na disciplina de Língua Portuguesa.
    Estou neste curso com objetivo maior de enriquecer os conhecimentos nesta área e de aprimorar a minha didática em sala com o uso das tecnologias.
    Percebo que na maioria das escolas públicas o uso da informática para educação não é articulado com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e, consequentemente, com o projeto curricular da escola. Diante deste fato, são necessárias reflexões mais abrangentes e comprometidas sobre a revisão do currículo escolar. Pois apesar de inúmeros esforços por parte de vários educadores, o currículo ainda não é centrado no educando, no seu cotidiano e suas necessidades.

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    1. Silmara,

      Como você considera que a IE pode contribuir ou minimizar a dissonância curricular?

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    2. Ao que se refere a realidade do aluno. Hoje perdemos a atenção deles para seus celulares moderníssimos, com seus jogos, programas, acesso a redes socias,e outros sistemas bem mais interessantes, ao seu ponto de vista, do que as aula expositivas e enfadonhas. Temos que reverter estes usos da tecnologia ao nosso favor e, principalmente, ao do aluno.

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    3. Concordo plenamente Silmara, muitos educadores não tem se esforçado para usar as TIcs, iserindo no seu currículo o eduacando!!

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    4. também percebo isso na escola onde trabalho. Mas talvez e não estou justificando o fato, pelo menos no que observo da escola onde trabalho,é que não há somente o tempo para planejar, mas neste momento há muitas outras atividades paralelas e burocráticas que o professor tem que desenvolver suprimindo desta forma o seu tempo para planejamento adquado.

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    5. Realmente nós professores temos que fazer malabarismos para adequar os conteúdos dos livros didáticos à realidade do alunado para que construam o conhecimento de forma satisfatória.

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  6. Lotado no laboratório de informática a mais de 04 anos percebo o avanço das atividades e dos professores. No início havia grande dificuldade na aceitação do computador como ferramenta de ensino, no entanto, aos poucos essa realidade foi modificada. Atualmente é grande o movimento de alunos em nosso laboratório, bem como a utilização dos equipamentos multimídias nas salas de aula.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Tem que incetivar o aluno a pratica do manuseio com os computadores

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  7. Carlos Roberto F. Brilhante.
    Sou professor de história da rede estadual e trabalho na Escola de Educação de Ensino Profissional Onélio Porto. Minha atuação na educação inicia-se no ano de 1994, nesse considerável período desenvolvi atividades também na rede privada de educação, atuando na coordenação pedagógica e em sala de aula.Além da disciplina de história tenho experiência em sala de aula nas áreas de filosofia e sociologia. Atualmente estou cursando Pós-Graduação em Informática Educativa acreditando no potencial desse curso como fundamental no aprimoramento da minha carreira docente.

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  8. Bom dia pessoal, meu nome é Robson, sou professor LEI do Colégio Estadual Rui Barbosa.

    A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de
    forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

    Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

    Desta forma estou articulando algumas atividades atividades profissionais, que é nossa função e coordenador de Informática, que são elas:
    - Concientizar o corpo docente será mais importante do que nunca,apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia.
    - Quando o mesmo não dominar as Tics, fica na nossa responsabilidade participar do PLANEJAMENTO MENSAL de cada disciplina, sugerindo usar as SUGESTÕES DE AULAS que o portal do professor dispõe.
    - Pra facilitar nossas vidas, e que tudo fique bem organizado, faço agendamento Online pelo Agenda do Gmail, onde este recurso LEMBRA do dia, hora e data onde ocorrerá as aulas, isso tudo via email e sms (tarifado pela operadora).

    São muitas as nossas resposabilidades, e ainda dizem que o LEI NÃO FAZEM NADA !!! :)D

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  9. Roberto Brilhante.
    O curso de informática educativa tem me ajudado muito em sala de aula, pois agora estou aliando o meu conhecimento com uma ferramento que me aproxima ainda mais dos meus alunos. Essa nova realidade tem me deixado muito motivado para desenvolver projetos com os alunos, vejo também que eles (alunos), se envolveram com a ideia.

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  10. o aparato a disposição do professor de LEI é fundamentalmente concentrado no computador- que mesmo não sendo de uma exuberante qualidade, inseri-se num contexto do "pelo menos", ou seja,pelo menos tem.

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  11. Acho que a inclusão digital está acontecendo e está sendo criado uma geração de pessoas que vão utilizar ainda mais os recursos do computador e principalmente da internet, na educação vejo um avanço muito grande no que diz respeito ao ensino das disciplinas e o governo tem investido muito em equipar os laboratorio de informática para fins educacionais, o que ta faltando na minha opinião é os professores aprenderem os recursos que o computador oferesse e utilizarem de maneira correta os recursos audiovisuais nos conteúdos da sua disciplina. Outro fator relevante é o tempo os professores tem que tirar tempo para preparar sua aula junto com o professor do laboratório e até mesmo na criação de projetos.

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  12. Boa tarde, pessoal. Sou Josecilda e minha vida profissional volta-se para a educação. Sou licenciada em Letras Português/Literatura/Espanhol. Minha experiência profissional inicia-se no Projeto Coração de Estudante (PRECE) na qual lecionei Espanhol voltado para vestibular, por um ano e meio, para alunos carentes da comunidade de Cipó e adjacências no municipio de Pentecoste. Realizava um trabalho voluntário durante os fins de semana e lá tive a oportunidade de conhecer um pouco da metodologia de aprendizagem cooperativa. Depois trabalhei no PNV(Projeto Novo Vestibular) na UFC, também como professora de Espanhol voltado para o vestibular. Posteriormente, lecionei em uma escola particular, dando aulas de Português para alunos do ensino Fundamental II. Em seguida, Trabalhei no Projovem, na qual, tive contato com o laboratório de informática, pois tinha que ministrar aulas para formação cidadã usando essa tecnologia. paralelamente, trabalhei quatro anos no municipio e atualmente, estou trabalhando como professora efetiva do Estado. No estado, posso observar, pelo menos na escola onde trabalho a grande dificuldade de se utilizar os recursos tecnológicos disponíveis. Essa dificuldade advém de uma série de fatores: Laboratório usados para outros fins que não aulas, poucos computadores para um contigente maior de alunos, um laboratorio pequeno, falta de envolvimento do LIE com outros professores, entre outros fatores. Contudo, apesar das dificuldades estamos aos poucos rompendo as barreiras.

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  13. Como professora de Língua Portuguesa, penso ser importantíssimo aliar as tecnologias à nossa prática docente.Atualmente leciono em duas escolas do Estado nos 1º, 2° e 3° anos e espero colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Informática Educativa.

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  14. Não apenas na metodologia de ensino e na forma como os alunos aprendam. Tenho necessidade de apreender e busca o que é novo, evoluir como pessoa e como profissional.

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