sábado, 14 de agosto de 2010

INCLUSÃO SOCIAL PELA INCLUSÃO DIGITAL

Caros Alunos,

Após pesquisar na grande rede, texto que aborde a temática sugerida no título acima, destaque aquilo que considere mais significante e produza um texto disponibilizando-o tanto aqui em nosso blog, quanto em nossa lista de discussão.
Bom trabalho!

Lembrando que as considerações de todos servirão para uma grande plenária no turno da tarde.

Boa sorte.

7 comentários:

  1. Professor Marcio este é o meu texto:
    Inclusão Digital é a democratização do acesso às tecnologias da Informação. A grande intenção dos projetos que visam a inclusão digital e a erradicação do analfabetismo digital é de que haja a inserção de todos na sociedade da informação. Entretanto, apesar dessa ser uma iniciativa louvável, a mesma torna-se em vão quando não aliada ao atendimento das necessidades fundamentais do indivíduo, tais como acesso a alimentação, moradia, educação fatores fundamentais, entre outras. O nosso país é conhecido por suas enormes diferenças socias. A concentração de renda aqui está entre as maiores do mundo. Essa concentração tem como consequência a exclusão de grande parte da população em relação aos serviços e bens de primeira necessidade e de consumo em geral, o que significa sua alienação da participação social em diversos niveis..
    Nos últimos tempos, a exclusão social se modificou acrescentando-se a ela a exclusão social digital, aumentando ainda mais a marginalizaçao de muitas pessoas. Esse instrumental (que é o mundo digital) é de extrema importância e influencia na vida das pessoas e da sociedade na medida em que desenvolve e continua desenvolvendo novas formas de interação social e de fluência das dinâmicas financeiras. Nesse caso para mudar isso e dar acesso a grande população brasileira teremos que exigir de nossos governantes a realização de politicas publicas abrangentes, principalmente no setor educacional, pois as iniciativa isoladas que temos hoje suprem apenas uma pequena parte das demandas do pais.
    Mas para mim como educador existe o interesse de nossos governates em manter o que nós temos hoje, superlotação das salas de aula, baixa remuneração dos educadores e profissionais de educação, falta de investimento na formação contínua destes profissionais, falta de logística e infra-estrutura escolar. Sucateamento da rede pública, e tendo como resultado baixa qualidade de ensino. Para mim isto e intensional, o que nossos governantes querem e ter nossos eleitores e futuros eleitores eternamente carentes e presos a cabrestos.
    (aluno Edvar de Menezes Batista)

    ResponderExcluir
  2. vilalba disse:

    A Inclusão Social através da Inclusão Digital tem como ponto relevante a questão financeira, pois mesmo com a existência do programa do governo federal existe a dificuldade de manutenção desses equipamentos adiquiridos pela maioria da classe social com menor poder aquisitivo

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a Vilalba. Acredito que para uma inclusão digital e social ocorra de forma plena e satisfatória é preciso não só ensinar a manusear e utilizar equipamentos, mas também mostrar formas e subsídios para mante-los.

    ResponderExcluir
  4. Devemos ressalvar que em certos casos - muitos - precisa também uma reeducação - até mesmo de mentalidade - para perder-se o medo da tecnologia. E aquela pessoa que usa muito a internet e o pc no trabalho pode estar trabalhando e não o contrário. Por que não usar celular, orkut, câmeras etc em sala de aula?

    ResponderExcluir
  5. A inclusão digital visa, equipar o cidadão com instrumentos que lhe permitam inserção num mercado de trabalho cada vez mais exigente e, por outro, a lhe abrir a janela para o mundo espetacular do conhecimento, cujo veículo é a internet.
    Desta forma, se pretendemos uma sociedade mais justa, à população deve ser garantido o direito de acesso a esses meios e equipamentos, tanto no âmbito técnico e físico, quanto intelectual. Isto abrange educação, formação, participação e criação. Estamos falando de equiparação de oportunidades, sem a qual o conceito de cidadania é apenas uma palavra vazia, desprovida de qualquer conteúdo.
    É claro que não devemos desconhecer que o todo social inclui extratos com necessidades específicas. Estes segmentos devem ter, por conseguinte, um tratamento diferenciado, considerando-se suas prioridades, aspirações e potencialidades. Não devemos esquecer, porém, que um programa de inclusão digital deve abranger todo o território nacional, como forma de combate às diferenças regionais, sob pena de criarmos privilegiados centros de excelência digital e tecnológica em algumas capitais das regiões Sul e Sudeste, enquanto o resto do país é discriminado, o que só faria aumentar ainda mais as desigualdades.

    ResponderExcluir
  6. Tô esperando a postagem para realizaçõe de minha prova

    ResponderExcluir
  7. Em uma converça com um amigo falavamos que hoje, associedade já não tém tanta dificuldade ao acesso a informação digital, pois até mesmo a classe menos favorecida tem um livre acesso a internet,como é o caso do passeio Público que hoje oferce internet banda larga sem fio grates, para tados os visitantes que pode ser acessado até do celular.

    ResponderExcluir