terça-feira, 31 de agosto de 2010

Disciplinas do Curso de Especialização em Informática Educativa

Sejam Bem Vindos ao Blog de todas as Disciplinas do Curso de Especialização em Informática Educativa.

Neste espaço, todos os professores das disciplinas estarão disponibilizando materiais para a construção do conhecimento sobre Informática Educativa.

Aproveitem!!!!

3 comentários:

  1. Informática Educativa é mais uma disciplina integrada ao currí­culo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office. Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade. Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimí­dia, exercí­cios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de ensinar. Os responsáveis pelos laboratórios são geralmente os especialistas em informática.

    Informática Educacional é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos de WEB 2.0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponí­veis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.etc.

    Além disso, o computador também é explorado, como descreve
    ARMANDO CASTRO

    ResponderExcluir
  2. Informática Educacional tem as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno que sào pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.

    Sou um defensor da presença de um professor responsável pelo laboratório de informática e que tenha perfil de especialista em informática educacional e com formação em educação. Para que trabalhe em parceria com os professores dos diversos ní­veis da escola infantil e fundamental 1 e com os professores especialistas das diversas áreas do conhecimento. Assim, os alunos estarão aprendendo a utilizar a informática (uma necessidade para o mundo do trabalho) e ao mesmo tempo sendo orientados sobre onde e como buscar a informação e o que fazer com essa informação.

    Para que a informática seja utilizada como um bom recurso no processo de ensino-aprendizagem, para que aconteça uma real transformação nas formas de ensinar e aprender, é preciso que as escolas estejam atentas a esses "pequenos detalhes".

    ResponderExcluir
  3. A Informática Educacional surge como facilitador na transição "lousa" X "tela". Nosso lema é "aprender informática e aprender com a informática", ou seja, por meio de projetos interdisciplinares, fazer com que o aluno aprenda conteúdos específicos das várias disciplinas, utilizando uma grande variedade de softwares. Sendo assim, aprender um programa é apenas conseqüência, o importante é o projeto, desde que ele seja incentivado e avaliado pelas disciplinas envolvidas. O objetivo não é substituir o método atual, mas auxiliar no desenvolvimento das atividades educacionais, através do intercâmbio de informações e do estímulo à consciência crítica, de forma mais ágil, concreta e agradável para o aluno, onde o conhecimento vem de várias direções, não só do Professor.

    ResponderExcluir